29 de março de 2024 - 09:59

Mostra de Cinema no MIS traz de volta nostalgia dos filmes de Faroeste

Cowboys valentes, pistoleiros montados em seus cavalos, índios, bandidos, foras da lei, caçadores de recompensas, colonos, belas mocinhas, xerifes do velho Oeste. O MIS, em parceria com o coletivo de cinema “A Boca Filmes”, traz de volta a era de ouro do “Western” com a mostra temática “Era uma vez o faroeste”.

O público poderá conferir seis sessões com variados filmes do gênero que dá nome ao projeto e que perpassam os mais relevantes estilos, diretores, épocas e regiões nos quais esse tipo fílmico se desenvolveu.

A primeira exibição será no dia 18 de abril (terça), às 19 horas, com o filme “Os brutos também amam”, de George Stevens (EUA/1954/Documentário/livre/118’), de forma gratuita.

Haverá uma apresentação antes do filme e um debate sobre o filme no final.

O filme conta a história do filho de humildes rancheiros que passa a idolatrar o gentil e muito hábil pistoleiro Shane (Alan Ladd). Ele, um forasteiro na cidade, ajuda o grupo de pequenos colonos a defender suas terras de capangas a serviço de um barão do gado.

O cinema Western ou faroeste começou a se tornar popular a partir da década de 1930 e se tornou um gênero recorrente em Hollywood. Muitas vezes, os filmes de estão situados em territórios inexplorados ou indisciplinados sob a ameaça latente de ataque dos índios, ou cidades sem lei, onde os bandidos aterrorizam a população.

Nos filmes de western predominam dois tipos de ambientação: o do Oeste selvagem e o do Oeste da passagem para o século XX. Nessa segunda abordagem, pode ser citado o famoso e cultuado “Meu ódio será tua herança”, no qual aparecem algumas tecnologias em seu início, como os primeiros carros, telégrafos, locomotivas e até aeroplanos. Em Butch Cassidy, Paul Newman experimenta uma bicicleta numa cena famosa. É comum a escolha dessa segunda ambientação por parte dos diretores e artistas, com o sentido de se fazer uma analogia ao fim do apogeu do Western como gênero cinematográfico, ou mesmo o de alguns dos próprios artistas.

A Boca Filmes é um coletivo formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS. Desde a sua criação, em 2022, vem produzindo diversos eventos culturais na cidade de Campo Grande e está, ininterruptamente, com ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino sendo realizados pela Capital. Esta já é a sua segunda parceria com o MIS.

“A cada semestre quem faz a curadoria é uma pessoa diferente, e dessa vez eu fui o responsável por escolher o recorte e os filmes”, diz João Pelosi, um dos membros do coletivo A Boca Filmes. “E essa escolha vem muito por causa da importância que o faroeste teve na minha trajetória ao longo do curso de Audiovisual. Eu entrei na faculdade com um repertório de cinema muito restrito aos filmes de shopping contemporâneos de Hollywood, e isso tornava qualquer tentativa de contato com outros cinemas, sobretudo a filmes mais antigos, uma tarefa muito demandante e desmotivadora. Foi através do western que eu consegui quebrar essa barreira, muito porque eu descobri que esse gênero era o favorito do meu pai e do meu avô. Lembro até hoje do dia que meu avô, durante as férias do fim do ano, pediu para eu procurar um Bang-Bang na Netflix para a gente ver. Era o meu primeiro ano do curso, e encontrei lá o “Sete homens e um destino”. Foi uma experiência muito boa e nós nos divertimos bastante com as sequências de ação. Dali para a frente, assistir a faroestes virou, então, um momento em que eu me aproximava mais da minha família enquanto conhecia mais sobre cinema”.

“E este cineclube surge daí. O objetivo dele é apresentar o gênero através de obras importantes de diversas épocas, estilos, países e diretores para tentar fazer com que os espectadores compartilhem pelo menos um pouquinho do meu apreço pelos bang-bangs”, finaliza João.

Filme: Os brutos também amam (EUA/1954/Documentário/livre/118’)

Quando: 18 de abril de 2023, às 19 horas, gratuito

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar