23 de abril de 2024 - 11:27

Morre Izulina Xavier, escritora, poeta e artista visual do Pantanal

Acervo/ Prefeitura Municipal de Corumbá

Faleceu nesta quarta (16 de novembro), em Corumbá, a artista plástica e escritora Izulina Gomes Xavier, de 97 anos. Autora de obras da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, um dos principais pontos turísticos da Cidade Branca, deixa legado de inspiração nas paisagens e costumes pantaneiros.

Nascida em 1925 no município de Simões, no Piau, chegou a Corumbá em 1944 após se casar com José Xavier. Autodidata e, sem nunca ter entrado em uma escola, escreveu romances; histórias de cordéis; livros de poemas; peças para teatro, além de ter confeccionado centenas de esculturas em concreto espalhadas por Corumbá, Ladário e cidades bolivianas que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul. Em 2003 e 2006 a história da artista foi retratada no Carnaval corumbaense.

A imagem do Cristo Rei do Pantanal, instalada no Morro do Cruzeiro, é uma das maiores obras da artista. Datada de 2004, é composta pela Via Crucis, com 72 escultura, no trajeto de subida ao local, representando as 14 estações da Via Sacra.

Em razão de seu falecimento, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Dona Izulina.