plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Morre Cândido Alberto da Fonseca, cineasta que retratou cultura de MS

Cândido, ao centro, em participação no programa Na Cadeira do DJ, da FM 104,7

Faleceu na tarde desta quarta-feira (23 de abril) o cineasta e jornalista Cândido Alberto da Fonseca, divulgador da arte sul-mato-grossense e colaborador de diversos projetos da Rede Educativa.

Cineasta, teatrólogo, roteirista, jornalista formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Cândido Alberto da Fonseca vivia mergulhado nas artes, as quais reproduzia por meios audiovisuais.

Na década de 1980 Cândido assumiu o cargo de diretor executivo na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Paralelamente atuou e dirigiu filmes de curta e média metragem, programas televisivos e foi fundador da Sociedade dos Povos Indígenas Brasil.

Conceição dos Bugres e Cândido durante gravações do documentário, em 1980

Entre diversas obras que destacam nossa cultura destaca-se o documentário ‘Conceição dos Bugres’, dirigido pelo cineasta em 1980. É considerado o único registro audiovisual com imagens e áudios da artesã reconhecida nacionalmente.

Ao longo dos pouco mais de dez minutos de filme, Conceição detalha a criação das esculturas de figuras humanas com traços indígenas que são parte da identidade de Mato Grosso do Sul.

Cândico atuou ainda em conselhos municipais e estaduais de cultura e foi presidente da Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul (ACV/MS), filiada a Associação Brasileira de Documentarista e Curta-metragistas Nacional (ABDn). A associação agrega realizadores de curtas-metragens e documentários com o objetivo de incentivar  a formação e apoiar a qualificação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *