plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 10:21

Morre aos 85 anos a Dama do Rasqueado, Delinha

 

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (16 de junho) a Dama do Rasqueado, Delinha, aos 85 anos, em sua residência, em Campo Grande.

A artista se recuperava de complicações respiratórias e chegou a ser internada no último sábado (11 de junho). Porém apresentou melhora no quadro e teve alta hospitalar na segunda-feira (14).

O falecimento foi constatado durante a madrugada, por sua cuidadora e pelo filho, João Paulo Pompeu, músico e produtor cultural e parceiro artístico da mãe durante os últimos anos.

Nascida na cidade de Maracajú (MS), assim como seu parceiro, Délio, falecido em 2010, Delinha foi precursora. Formou dupla com o primo e depois marido no final dos anos cinquenta, e ficaram conhecidos como “O Casal de Onças de Mato Grosso”.

Em 1959 gravaram os rasqueados “Malvada e “Cidades irmãs”, ambos de autoria da dupla. Délio e Delinha lançaram, em 1960, os rasqueados “Prenda querida” e “Querendo você”, e a guarânia “Meu cigarro”.

O casal buscava difundir ritmos considerados de raiz, como o rasqueado e a cana-verde, entre outros. Em 1961 Délio e Delinha gravaram a cana-verde “Louvor a São João”, e o arrasta-pé “Triste verdade”. Já em 1962 lançaram os rasqueados “Coisinha querida”, “Goianinha” e “Estrela do luar”.

Na década de sessenta a dupla gravou ainda, entre outras composições, os maxixes “Mundo de ilusão” e “Esperança perdida”, a cana-verde “Triste adeus” e o rasqueado “Lembrando Mato Grosso”.

Foram oito anos morando na capital paulista até que a dupla se separou. O retorno ocorreu somente em 1981, para a gravação do disco independente “O Sol e a Lua”, composição composta por Delinha em 1979, e continuou até a morte de Délio. A dupla gravou mais de 20 discos, todos com composições próprias, produzindo a maior discografia artística do Estado.

Precursora do rasqueado, Delinha é a Grande Dama de Mato Grosso do Sul. Com 85 anos de idade, sendo mais de 50 dedicados à música, ela levou sua arte aos palcos até o fim, cantando e encantando nos bailes repletos de fãs.

Durante esta quinta (16 de junho) a Rádio 104 FM Educativa apresenta um longo especial de homenagem a artista em sua programação.

Já a TV Educativa exibe nesta quinta, às 21 horas, o #TBT Som do Mato, com o show de Délio e Delinha no III Festival Mercosul, gravado em 1998. Logo após, às 22 horas, vamos exibir o Programa Arquivo Musical Especial com a participação de Delinha. Na sequência de homenagens será exibido o documentário “Delinha, a Dama do Rasqueado”, que será reprisado no domingo (19), às 16 horas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *