25 de abril de 2024 - 13:19

MIS oferece curso gratuito de fotografia com câmera de celular

O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece a primeira edição 2023 do Curso de Fotografia com câmera de celular. O curso será realizado de 28 a 30 de março, das 14 às 17 horas, no MIS e é destinado a pessoas a partir de 12 anos. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

O Curso de Foto: Câmera de Celular é destinado a introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras em dispositivos móveis e apresenta a linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. A atividade apresenta as configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia, e ainda as convenções de enquadramento e composição essenciais. Os usuários de Android devem instalar o app “Open Camera”, os de Iphone devem usar o “Instamatic” e ambos o app editor “Snap Seed”.

Nesta primeira edição, o conteúdo das aulas será: Conceito de fotografia. Fotometria: Conceito de Balanço de Branco; ISO e Valor de Exposição. Enquadramento: Cuidados com Enquadramento; Proporção Áurea; Regra dos Terços; Triângulos Áureos e Ilusão de Perspectiva Linear. Conceito de Foco: Foco infinito; Macro e Ilusão de Perspectiva por Foco diferencial.

Esta é apenas a primeira parte do curso, que está dividido em quatro módulos: Câmera de Celular, Semi e Pró, Edição de Imagem e Iluminação e Redes Sociais, totalizando 40 horas de atividades. Cada parte do curso pode ser considerada uma oficina de fotografia, apresenta um conteúdo específico, mas que se integra na composição do curso de fotografia. Os participantes podem optar por realizar as partes de acordo com o interesse, sem prejuízo na aprendizagem, ou cursar todas as atividades e ganhar com a sinergia do aprendizado.

O ministrante, Alexandre Sogabe, é coordenador do MIS e possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os Módulos Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação e Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac. Coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012, 2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de três edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de Fotografia.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia 27 de março de 2023, às 10 horas, pelo link: https://forms.gle/ppC6UcYG1p5jJUn36 Informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3316-9139.

O Museu da Imagem e do Som de MS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

Curso de Fotografia: Câmera de celular

Inscrições: 27 de março de 2023, 10h