28 de março de 2024 - 09:12

MIS homenageia Campo Grande com exposição de fotos antigas e raras com retrato de acontecimentos históricos

“Campo Grande 117 anos, assim começa nossa história” é mais nova exposição do MIS (Museu da Imagem e do Som) que está aberta ao público a partir de hoje (25/08) como forma de homenagear o aniversário da cidade morena. Uma variedade de fotos antigas estão expostas mostrando uma Campo Grande de décadas passadas. A exposição fica aberta ao público até 15 de setembro com entrada franca.

São quarenta e novefotos preto e branco retratadas por anônimos e que fazem parte do acervo do museu. Fotos antigas do centro da cidade, da Praça Ary Coelho, do abatedouro municipal, igrejas, de prédios que nem existem mais, mas que foram captados por lentes que registraram naquela época a paisagem da cidade. Há foto de 1879 que retratou a primeira igreja da cidade, a “Santo Antônio”.

E o museu está com uma campanha de recepção de fotos antigas por meio de doação para compor um mosaico chamado “Meu cantinho na cidade”. As fotos já ficarão expostas e depois farão parte do acervo do MIS, já que também irão servir para diversos tipos de pesquisa. “A ideia é que as pessoas possam resgatar aquela foto antiga de seus arquivos e trazerem para o museu, já que sempre alguém vem pesquisar, dia desses veio um aluno querendo foto do Joaquim Murtinho, assim queremos salvaguardar essas fotos e disponibilizá-las para consulta à população”, enfatiza Marinete Pinheiro, gerente do MIS.

Quem tiver interesse em doar fotos antigas da cidade pode entrar em contato pelo telefone (67) 3316-9146. A foto de cima é do antigo Coreto da Praça Ary Coelho, já abaixo a foto do antigo matadouro municipal, hoje prédio do Instituto Mirim de Campo Grande.