18 de abril de 2024 - 18:55

Semana Nacional dos Museus: Mostra de filmes aborda temas pantaneiros

Como parte da programação da Semana Nacional dos Museus, o MIS (Museu da Imagem e do Som) exibe a mostra de filmes “Paisagens Culturais”, de 16 a 20 de maio, com a temática voltada para o Pantanal, como forma de levar a uma  reflexão sobre o homem e sua relação com a natureza, especialmente o Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos do Brasil.

Após as sessões, haverá um bate-papo com convidados. No dia 19/05 (quinta-feira) a Professora  Doutora Icléia Albuquerque de Vargas irá proferir a palestra “Paisagens Culturais da Semana dos Museus”. Todas as sessões, bem como a palestra começam às 19h com entrada franca.

A 14ª Semana Nacional dos Museus acontece de 16 a 22 de maio sendo o dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, que foi definido pelo ICOM – The International Council of Museums, organismo da Unesco. No Brasil a data é rememorada desde 1977. Atualmente a Semana Nacional de Museus celebra a data e esta edição reúne 1.236 instituições culturais, realizando mais de 3.700 atividades por todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul participam com programação especial os museus integrantes do Sistema Estadual de Museus.

Programação:

16 de maio (segunda-feira)

19h “Escola das águas” (56 min.)– Documentário – Dir. Juliana Vicente

Sinopse: A natureza é o próprio limite e o próprio caminho para uma escola no coração do pantanal. A história da criação da Escola Santa Mônica  e o impacto que a iniciativa causou nas famílias são retratos no documentário “ Escola das águas: o desafio pantaneiro”.  Onde o poder da educação revela outras fronteiras, outros caminhos, outros sonhos para as crianças, filhos, netos, bisnetos e trabalhadores da zona rural. Lá, o homem se alia a sabedoria magistral da natureza, ensinando que todos nós fazemos parte dela, nos transformando em cidadão rumo ao infinito através da educação.

Convidada para um bate papo Claudia Medeiros

17 de maio (terça-feira)

19h – Exibição do filme “Terra das águas” (58 min.) – Documentário – Direção Rosiney Bigatão

Sinopse: Documentário que retrata a influência da água na vida do peão pantaneiro.

Convidada para bate-papo com  Lu Bigatão e Rosane Cassay

18 de maio (quarta-feira)

19h –  Exibição do filme “Comitiva Esperança” (38 min.) – Documentário – Direção Wagner Carvalho

Sinopse: O filme mostra de maneira poética o homem do pantanal mato-grossense o home do pantanal resgatando os gestos, olhares as falar mais espontâneas, os momentos de força e coragem dessas pessoas, procurando revelar, sem preconceitos a alma do Pantaneiro.

Bate papo com Paulo Simões,.

19 de maio (quinta-feira)

19h – PALESTRA: “Paisagens Culturais da Semana dos Museus”

Convidada: Professora Doutora Icléia Albuquerque de Vargas

20 de maio (sexta-feira)

19h –  Planuras (52 min.) – Filme ensaio – Direção Mauricio Copetti

Sinopse: Um olhar poético das transformações de uma paisagem ‘delirante’, que se redesenha continuamente entre os opostos do ciclo das águas, resultando no nascimento de uma cultura singular na maior planície inundável do mundo: o Pantanal.

Fonte: Assessoria de Imprensa FCMS