plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 03:34

Mirim da Sejusp vence concurso de desenhos das Secretarias de Fazenda e de Educação

Estagiário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), encaminhado pelo Instituto Mirim de Campo Grande, Marcelo Augusto Pereira de Godoi, de 16 anos, é o grande vencedor da categoria ensino médio das escolas públicas, do concurso de desenho “Desenhando os Caminhos dos Tributos”, realizado pelas secretarias Estadual de Fazenda e de Educação.

Marcelo conquistou o sonhado primeiro lugar e levou para casa um IPhone 12 Pró Max e um Apple Whatch Série 6, com a criação de quatro personagens, cada um com um tema, que foram desenhados no estilo cartoon. “Utilizei lápis de cor e marcador, que são aquelas canetinhas artísticas próprias para desenho”, explica.

Conforme o estudante, o objetivo do desenho é despertar nas pessoas a responsabilidade e consciência com relação aos impostos e tributos. Para repassar essa mensagem ele desenhou um fazendeiro – representando consciência e cidadania, um indígena – para mostrar a função social dos tributos, uma onça pintada – personagem principal que representa os tributos e o sonegador.

Marcelo Augusto, vencedor do concurso deste ano

Orientado pelo professor Matheus Roque, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, onde estuda, Marcelo diz que quis colocar no papel, de forma lúdica, temas que representam a educação fiscal e, para isso, pegou características do povo sul-mato-grossense. “Nós temos aqui os fazendeiros que pagam seus impostos, os índios que integram a segunda maior população indígena do Brasil e a onça pintada que é um animal imponente e símbolo do Pantanal e do Estado”, lembra.

“O Marcelo é motivo de grande orgulho para a equipe da Superintendência de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas Penitenciárias, onde atua. Seu talento é admirado por todos da Sejusp, por seus colegas adolescentes aprendizes do Instituto Mirim, pela família, amigos e professores da EE José Maria Hugo Rodrigues, onde estuda”, destaca o superintendente Adriano Rampazzo.

Marcelo ingressou no Instituto Mirim de Campo Grande no início deste ano e, desde 25 de novembro, integra a equipe da Sejusp.

Sobre o concurso

Como parte das ações do novo modelo de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e a SED (Secretaria de estado de Educação), por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF, lançaram em setembro o concurso de desenho “Desenhando os caminhos dos tributos” – Uma nova história para a Educação Fiscal.

Financiado pelo Profisco II (linha de crédito concedida pelo BID aos estados e ao Distrito Federal), o concurso irá desenvolver material didático para levar conhecimento do fisco a toda população de maneira fácil e acessível.

Participaram do concurso estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul, e seus respectivos professores orientadores.

A final aconteceu no dia 13 de dezembro, quando foram distribuídos mais de 130 mil reais em prêmios doados pela Receita Federal do Brasil, que foram entregues aos classificados do 1° ao 5º lugar e também aos professores responsáveis. Entre os prêmios estão iPhone, apple watch, macbook, videogames, tabletes, etc.

Os materiais criados pelos classificados no concurso darão vida, posteriormente, aos materiais publicitários e pedagógicos da Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul.

Joelma Belchior, Sejusp
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *