plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 01:32

Minuto da Saúde: saiba as sutis diferenças entre a gripe comum e as variações mais graves

Infectologista explica no Bom Dia Campo Grande que doenças são muito semelhantes e recomenda procura por profissionais em casos de sintomas mais intensos
Diferenças entre sintomas da gripe comum e das variações mais letais são mínimas, segundo infectologista. (Foto: Reprodução)
Diferenças entre sintomas da gripe comum e das variações mais letais são mínimas, segundo infectologista. (Foto: Reprodução)

A proximidade do inverno, com dias mais frios, ventos e baixa umidade, também aumenta a preocupação da população e das autoridades de saúde quanto ao aumento nos casos de doenças do sistema respiratório. E, dentre estas, a gripe tem merecido atenção especial, graças às suas variações mais letais –como a Influenza B, H1N1 e H3N2– e que não são fáceis de diferenciar em relação à versão “comum” do vírus.

Esta foi a pergunta que a ouvinte Janaína Siena, moradora do bairro Universitário, dirigiu nesta quarta-feira (5) ao quadro Minuto da Saúde, do Bom Dia Campo Grande, e que fio respondida ao vivo pelo professor doutor e infectologista José Ivan Albuquerque Aguiar. Segundo ele, não há diferença aparente nos sintomas da gripe comum e do H1N1, por exemplo, sendo que a primeira pode evoluir para o quadro mais grave.

“Em geral, quando a gripe vai evoluir para a síndrome respiratória grave, ela apresenta uma sintomatologia mais intensa, como a febre, a dor no corpo e os outros sintomas”, disse Aguiar à Educativa 104.7 FM. “Só um profissional de saúde vai conseguir fazer essa observação”.

O especialista, porém, apontou alguns fatos que podem indicar uma versão mais grave da gripe. “O que chama muito a atenção é que, normalmente, a febre da H1N1 é mais intensa e dura em torno de dois dias”. Medicamentos como dipirona ou paracetamol para atenuar os sintomas podem ser usados, contudo, ele reforma que sintomas mais graves e intensos devem ser analisados por um profissional de saúde.

“Não se deve usar os medicamentos de forma intensiva e observar isso que comentei: febre, tosse, dor torácica e, extremamente importante, gripe com falta de ar, é médico imediatamente”, alertou. Aguiar complementou lembrando que os casos de gripe mais graves são mais perigosos para crianças e idosos, portadores de doenças crônicas, obesos e gestantes. “Gestante não deve descuidar de forma alguma”, complementou.

O Minuto da Saúde é um dos quadros temáticos do Bom Dia Campo Grande que, diariamente, traz informações importantes para os ouvintes sobre Direito do Consumidor (segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas-feiras) e Tecnologia (sextas). Você pode encaminhar perguntas ou comentários para os profissionais parceiros do programa via mensagem de texto ou de voz no WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *