plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de março de 2024 - 23:55

Minuto da Saúde: conheça os prós e contras do consumo do tereré

No Bom Dia Campo Grande, nutricionista Luana Bernardi destaca os pontos positivos no consumo da bebida e aponta, também, riscos com os exageros

Ele é um verdadeiro patrimônio cultural sul-mato-grossense, visto em praticamente todos os lugares –parques, nos quintais e calçadas ou no trabalho, em uma roda de amigos ou mesmo sozinho. E, nestes dias de calor intenso, é um aliado para quem deseja se refrescar. Estamos falando do tereré, uma bebida vinda da erva-mate que, além dessas características, tem seus benefícios e, também, alguns malefícios.

Monumento em homenagem ao tereré, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande; bebida que é um "patrimônio do Estado" tem benefícios, mas pode causar problemas quando consumida em excesso. (Foto: Saul Schramm/Subcom/Arquivo)
Monumento em homenagem ao tereré, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande; bebida que é um “patrimônio do Estado” tem benefícios, mas pode causar problemas quando consumida em excesso. (Foto: Saul Schramm/Subcom/Arquivo)

O consumo exagerado da bebida levou o ouvinte Felipe Batistoti, do Jardim dos Estados, a questionar pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o Minuto da Saúde, do Bom Dia Campo Grande, quais os malefícios da bebida. Nesta quarta-feira (30), a professora Luana Bernardi, do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera, falou à Educativa 104.7 FM sobre os prós e contras do consumo do tereré.

“O tereré contém alguns benefícios: consegue hidratar o nosso corpo quando se toma a quantidade adequada e pode evitar alguns problemas renais por ser uma bebida diurética. Algumas pessoas que costumam adicionar limão, que pode ajudar a evitar a formação de cálculos renais, e ajuda também as pessoas que têm o intestino um pouco preso, com o bom funcionamento do órgão por ter bastante fibra”, afirmou a especialista.

Luana citou outros aspectos positivos da bebida. “O tereré ainda fortalece a imunidade por ter muita vitamina C; ajuda e combater o envelhecimento, por ter antioxidantes; e alguns o associam ao processo de emagrecimento, ao lado de uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas porque tem uma grande quantidade de cafína, que pode deixar a pessoa mais ativa, disposta, para praticar alguns exercícios. Então, é uma bebida benéfica para o corpo”, destacou. “Mas não pode se abusar e consumir em grandes quantidades”, advertiu.

O alerta, destacou ela, está justamente na tendência de algumas pessoas de substituir o consumo de água pelo de tereré, já que a bebida tem outras substâncias. “O tereré ajuda a hidratar o corpo, mas não substitui a água. Quem tem dificuldade de ingerir pelo menos dois litros de água por dia pode se beneficiar do consumo do tereré. Mas sabemos que este consumo tem de ser moderado”, afirmou.

Conforme a nutricionista, a recomendação é de que o consumo de tereré não ultrapasse um litro ou até um litro e meio por dia. “Acima disso está associado a efeitos ruins no corpo”. O aviso é reforçado para pessoas que misturam o tereré com outras bebidas, como refrigerantes ou sucos açucarados. “O ideal é tomar o tereré só com água, limão, gengibre ou hortelã”, pontuou.

Ela ainda chamou a atenção para o horário de consumo da bebida, por conta da concentração de cafeína na erva-mate. “Quem tem problema de insônia ou ansiedade, se tomar muito tereré após as 19h pode ter os problemas agravados”, disse, não recomendando o consumo da bebida à noite. O tereré também pode agravar casos de gastrite, devendo ser consumido com moderação para alguns grupos de pessoas com problemas de saúde.

“Aqueles que têm problema de pressão alta ou problema cardíaco, quem tem ou já teve problemas com cálculo renal, a pedra no rim, ou tem predisposição de desenvolver tem de tomar um cuidado especial com a bebida”, finalizou Luana Bernardi.

O Minuto da Saúde é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que discutem assuntos de relevância para os ouvintes –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas) e Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas). Você pode participar enviando suas dúvidas e sugestões de temas aos profissionais parceiros da Educativa 104.7 FM por mensagem de texto ou de voz pelo WhatsApp (67) 99333-1047 no pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Daniela Benante, Eliane Costa e Alisson Ishy, reportagens de Daniela Nahas, Zilda Vieira, Katiuscia Fernandes, Bernardo Quartin e Gildo Pereira, apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, coordenação e edição de Rose Rodrigues e apoio técnico de Roberto Torminn e do DJ juju, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

4 Comments on “Minuto da Saúde: conheça os prós e contras do consumo do tereré”

    1. Estava realmente preocupada com o meu consumo diário de tereré, adoro a bebida e sempre pensei que fazia bem. Porém algumas pessoas vieram me falar que fazia mal e fiquei em dúvida. Adorei saber o tanto de benefícios que tem

  1. Acho que sempre há um erro de método e raciocínio lógico nas análises de micro e macronutrientes sobre Tereré, pois são analisados por litros e não por grama de erva, por exemplo, se você coloca 200 mg, contém certa de 12kal, se você tomar 10 litros sem trocar a erva, no décimo litro não vai estar saindo 12kal, pois a água não renova os micro e macronutrientes. acredito que depois do primeiro ou segundo litro utilizando a mesma erva, a quantidade de cafeína que vai estar saindo é ínfima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *