plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 11:19

Minuto da Saúde: boa alimentação ajuda a evitar infecções durante o inverno

Nutricionista explica no Bom Dia Campo Grande que as vitaminas A, E e C ajudam a fortalecer o sistema imunológico; preferência é pelo seu consumo diretamente dos alimentos
Nutricionista reforça que consumo de vitaminas é mais benéfico para a saúde quando feito a partir dos alimentos. (Foto: Brasil Escola/Reprodução)
Nutricionista reforça que consumo de vitaminas é mais benéfico para a saúde quando feito a partir dos alimentos. (Foto: Brasil Escola/Reprodução)

A chegada do inverno, marcado por temperaturas mais baixas, vento e o tempo mais seco em Mato Grosso do Sul, traz também preocupações com a saúde em decorrência das doenças do período, dentre as quais gripes e resfriados estão entre as mais comuns. Contudo, antes de se valer de medicamentos ou suplementos alimentares para encarar as infecções, saiba que uma boa alimentação pode fazer a diferença para deixar seu organismo mais resistente aos vírus e bactérias.

A dica partiu da nutricionista Bruna Magusso, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, durante o quadro Minuto da Saúde, do Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (19). Bruna respondeu a pergunta enviada pelo WhatsApp (67) 99333-1047 pela ouvinte Rafaela Brito, moradora do Parque do Lageado, que disse ter a imunidade baixa e se resfriar facilmente, e quis saber se uma alimentação mais saudável ajuda a prevenir esse quadro.

“A alimentação vai influenciar diretamente na resposta imune. Sabemos que, quando a imunidade está mais baixa, é porque há deficiência ou uma resposta deficiente das células imunes, e o organismo fica mais suscetível a pegar algumas infecções. Entre elas a causada pelo vírus da gripe, que acomete grande parte da população nesta época”, disse Bruna na Educativa 104.7 FM.

Segundo ela, alguns nutrientes são conhecidos por melhorar a imunidade, casos de vitaminas e minerais. As características imunoprotetoras podem ser encontradas, por exemplo, na vitaminas A, E e C. “A Vitamina A está presente nos alimentos amarelos, alaranjados e verdes, como as hortaliças de forma geral, e naqueles de origem animal, como leite, manteiga, ovos e fígado”, explicou Bruna.

A Vitamina C, por sua vez, é um antioxidante natural que ajuda o sistema imunológico e os tecidos ósseo e conjuntivo, tendo papel importante na cicatrização e na saúde dos vasos sanguíneos. Frutos como a acerola, laranja, limão, mamão e morango, o abacaxi, brócolis, couve e pimentão são fontes conhecidas da substância.

Também com características antioxidantes, a Vitamina E é um alimento para o sistema imunológico, tanto contra gripes como para males de maior gravidade, beneficiando ainda o intestino e o sistema reprodutor masculino. Está presente em vegetais verdes escuros, sementes (nozes, amêndoas, amendoim e semente de girassol), gema de ovos, na gordura do leite, no gérmen do trigo, em óleos vegetais (soja, amendoim, girassol, canola e de oliva) e no fígado.

Suplementos

Bruna Magusso adverte, porém, para a importância de consumir tais substâncias nos alimentos, evitando os suplementos vitamínicos que costumam ser febre para algumas pessoas. “A suplementação deve ser feita com cautela. Quando se utiliza suplementação, principalmente aquelas com várias vitaminas juntas, há uma ‘competição’ no organismo para a absorção e nem tudo é aproveitado”, disse.

O perigo também reside nos comprimidos efervescentes de Vitamina C, que podem ser prejudiciais. “Uma quantidade grande de Vitamina C pode induzir ou levar, ao longo do tempo, à formação de cálculos renais”, ressaltou. A primeira opção, prosseguiu a especialista, está no conteúdo saudável dos alimentos. “É importante se organizar para que se possa consumir as fontes de vitaminas todos os dias, mas dos alimentos”.

O aviso vale para pessoas que estão em dietas de restrição calórica em busca do emagrecimento porque, conforme Bruna, há um quadro no qual não se fornecem adequadamente vitaminas e minerais para o corpo, ocasionando deficiência no sistema imunológico.

Se a alimentação saudável ajuda a fortalecer o organismo, aquela baseada em produtos ultraprocessasdos (os industrializados que perderam as características naturais) causa prejuízos. “Esses alimentos, geralmente, são pobres em fibras, vitaminas e minerais. Alguns até apelam para o ‘enriquecimento’ para florear, mas geralmente têm calorias vazias e não fornecem a quantidade de nutrientes que o corpo precisa”, complementou a nutricionista.

O Minuto da Saúde é um dos quadros diários do Bom Dia Campo Grande, que trazem sempre informações sobre temas relevantes para os ouvintes –como Direitos do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas) e Tecnologia (sextas). Você pode encaminhar suas sugestões e perguntas por meio de mensagem de texto ou de voz para o WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *