plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

3 de dezembro de 2023 - 13:47

Minuto da Saúde: atenção à hidratação é fundamental em dias quentes e secos

Nutricionista Bruna Magusso explicou no Bom Dia Campo Grande como enfrentar problema comum em dias de calor e baixa umidade
Hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo e deve ter cuidado redobrado em dias de calor e baixa umidade. (Foto: Santa Mônica Clube de Campo/Reprodução)
Hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo e deve ter cuidado redobrado em dias de calor e baixa umidade. (Foto: Santa Mônica Clube de Campo/Reprodução)

Com as ondas de calor e o tempo seco dos últimos dias, os cuidados com hidratação têm sido uma recomendação constante de especialistas em Saúde, a fim de preservar o bom funcionamento do organismo e evitar doenças. Bruna Magusso, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera, participou do Minuto da Saúde do Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (18) a fim de explicar como identificar a necessidade de hidratação, que vai além do que simplesmente sentir sede.

“De forma geral, (a pessoa desidratada) sente dores de cabeça, tontura e também percebe a pele e as mucosas, como as dos olhos, mais secas. A pele fica com turgor, mais flácida, como quando se dá um apertãozinho na mão e aquele beliscão demora a voltar ao normal”, explicou Bruna. Outro sintoma é a lentidão no funcionamento do sistema intestinal, sentido por constipação. “A dificuldade em ir ao banheiro evacuar se dá por causa da quantidade incorreta de água”.

A atenção quanto a hidratação deve ser mais em relação a crianças e idosos. No primeiro caso, porque as crianças costumam ser mais ativas, estando sempre envolvidas em alguma atividade e não se lembram de tomar água. Já quanto aos idosos, a questão é a sensação de sede reduzida dos mesmos, que os fazem perder a percepção da necessidade de água –traduzida na xerostomia, a sensação de boca seca, muitas vezes ausente nas pessoas de mais idade.

Os primeiros sinais da desidratação leve, prosseguiu a especialista, aparecem justamente “quando o corpo começa a pedir um pouco mais de água”. E, nesta hora, por mais que a publicidade lhe empurre diferentes líquidos, a melhor solução é sempre a água.

“Claro que há alimentos que são boas fontes de água, como frutas, legumes e verduras, que até por isso são perecíveis, mas para a boa hidratação o melhor é sempre a água pura, a ser consumida ao longo do dia, e não mistura com outros alimentos ou bebidas”, salientou a nutricionista.

Bebidas gaseificadas ou adoçadas, como refrigerantes e sucos, têm grande quantidade de água, porém, trazem outros componentes nem sempre tão benéficos para a hidratação. E, nessa hora, é interessante se seguir a fórmula que recomenda o consumo de dois litros de água por dia ou, o mais assertivo, consumir o proporcional do líquido conforme seu peso.

O cálculo é simples: para um adulto, a recomendação é o consumo de 35 ml de água por quilo. Assim, uma pessoa com 50 quilos deve ingerir 1,75 litro de água por dia (entre oito e nove copos), e uma com 70 quilos, 2,45 litros (de 12 a 13 copos).

O alerta quanto ao que se beber para hidratação inclui um antigo parceiro dos sul-mato-grosssenses: o tereré. “O tereré acaba sendo uma fonte de hidratação por levar água, mas não deve ser a única e não pode substituir a água pura ao longo dia. Ele tem um fator agravante porque, como se trata de erva-mate, é uma boa fonte de cafeína. Pessoas com pressão um pouco elevada devem ter atenção. O excesso de cafeína também causa dores de cabeça”, complementou Bruna Magussu.

O Minuto da Saúde é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que trazem informações sobre temas relevantes aos ouvintes –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas) e Tecnologias (sextas). Você pode participar enviando sugestões de temas e perguntas aos especialistas parceiros da Educativa 104.7 FM por mensagens de texto ou de voz no WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *