29 de março de 2024 - 07:05

Ministro lança mobilização nacional e acompanha ações contra o mosquito Aedes nesta sexta-feira

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul participa nesta sexta-feira (2) da mobilização nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika, que será lançada em todo país pelo Ministério da Saúde. O lançamento será feito, às 9h00 na Sala Estadual de Situação, pelo general e ministro-chefe de Gabinete de Segurança institucional do Brasil, Sérgio Etchgoyen, que acompanhará as ações de combate ao mosquito durante a sua visita. Durante a solenidade, será feita a entrega de quatro veículos Doblôs doados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde, para auxiliar nos trabalhos de eliminação dos focos do mosquito.

O ministro também visitará duas escolas da Capital, que participam dos trabalhos de combate ao Aedes e da mobilização nacional, sendo elas a Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva (10h30) e a Escola Municipal Plínio Mendes, no período da tarde. O ministro acompanhará em campo os trabalhos de conscientização nos arredores das escolas.

Durante todo o dia equipes de colaboradores estarão realizando uma ação de orientação e eliminação de focos no Parque dos Poderes, com a participação de militares do Exército, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.Com o tema “#mosquitonão” a mobilização nacional consiste em ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

O mutirão será realizado nos órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a reprodução do mosquito. A ideia da mobilização é que todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos do mosquito, incentivando outras empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte.

A Sala Estadual de Situação está localizada na Rua Delegado Osmar de Camargo, S/N. Jardim Veraneio. Em frente à Acadepol.

A Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva está localizada na Rua Ciro Araújo França, nº 500, bairro Vila Margarida.