plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 15:37

Micros e pequenas empresas passam de 29% para 41% dos fornecedores do Estado

Campo Grande (MS) – Com média de 25% de participação dos micros e pequenos empresários nos processos licitatórios dos últimos cinco anos, o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Administração e Desburocratização comemora a consolidação das políticas públicas de apoio à pequena empresa. É que em 2016, o número de micros e pequenas empresas saltou de 29% para 41% dos fornecedores quando se trata de compras efetivadas. A informação é do Secretário interino de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas, durante o evento Rota do Desenvolvimento.

O aumento no interesse dos empresários também se refletiu no grupo de fornecedores cadastrados pela administração. Em 2014, 279 micros e pequenas empresas se inscreveram nos cadastro de fornecedores da administração estadual. Em 2015, o número pulou para 424 empresas e nos primeiros dez meses de 2016, 509 micros e pequenas empresas deram entrada no e-fornecedor, o sistema responsável pelo gerenciamento de cadastro do Governo Estadual. “O aumento no interesse dos empresários em fornecer produtos à administração pública já é resultado efetivo da política que iniciamos em 2015, quando apresentamos de forma inédita todo o planejamento de compras do Governo para que os empresários pudessem se programar para participar dos processos licitatórios”, resumiu Viégas.

Outro item que contribuiu de forma significativa para o aumento na construção do leque de fornecedores foi a realização de oficinas ensinando o empresariado, na prática, a vender para o Estado. As oficinas de capacitação passaram pelas cidades de Dourados, Três Lagoas, Bonito e Campo Grande.

e-fornecedor

Responsável pelo sistema de gerenciamento e certificação de todos os fornecedores do Governo do Estado, o e-fornecedor passará a apresentar algumas facilidades a partir de fevereiro de 2017. Na prática, a apresentação de toda documentação trabalhista, jurídica e contábil que hoje é apresentada de forma física passará a ser solicitada apenas na versão virtual. O sistema também estará integrado com a Jucems, Caixa Econômica Federal e Receita Federal o que vai otimizar o acesso das empresas as certidões exigidas para o cadastro.

Rejane Monteiro, da Assessoria de Comunicação da SAD

Foto: David Majella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *