plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 12:27

Meteorologista prevê mais chuvas e calor para os sul-mato-grossenses

O verão no país será marcado pelos efeitos do El Niño (fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico), de acordo com a especialista em meteorologia, Franciane Rodrigues. Entrevistada no programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, ela fez esta e outras previsões sobre como se comportará o clima nos próximos meses, e o que o sul-mato-grossense deve esperar para a estação mais quente do ano.

“Muito calor, alta umidade, nuvens com potencial de tempestade e ventos fortes – na região sul do estado- é o que podemos aguardar para este período. Tivemos muitas chuva nos primeiros quinze dias de outubro, não é normal nesta época do ano. A transição do período seco para o chuvoso levou à uma precipitação atmosférica de 150 mm/h, sendo que em alguns municípios de Mato Grosso do Sul a precipitação chegou a 230 mm/h”, informou Franciane.

A prevalência do El Niño no verão brasileiro foi outro fator apontado pela especialista para explicar o aumento significativo das chuvas em várias regiões:

“ A expectativa chega a 70% da incidência de formação do El Niño nos meses de verão. O fenômeno terá uma intensidade fraca e de menor duração, contudo provocará mais chuvas, que serão um pouco acima da média”, considerou.

Segundo Franciane “a defesa civil é alertada antecipadamente nas áreas de risco onde podem ocorrer as tempestades. Os interessados em também receber o alerta basta se cadastrarem no nº 40199, enviando um SMS com a informação do CEP da localidade onde moram”, orientou.

O que é El Niño

O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima.

Este fenômeno costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos (em regiões tropicais de latitudes médias), padrões de vento e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses, e ele acontece de forma irregular (em intervalos de 2 a 7 anos).

Bom Dia Campo Grande – Programa da 104.7 FM Educativa, veiculado de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. A apresentação é de Anderson Barão e Maristela Cantadori, e a produção de Rose Rodrigues e Allisson Ishy. O ouvinte pode participar da atração pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *