A quinta-feira (25) em Mato Grosso do Sul promete manter as condições de céu nublado, com possibilidade de chuva em todas as áreas, registradas nos últimos dias. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) aguarda acumulados significativos de chuva e rajadas de vento no Estado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia lançado alerta na terça-feira (23) sobre o perigo potencial de temporais em diferentes cidades até a noite desta quinta. Ontem (24), o aviso foi elevado para o grau laranja –de perigo–, apontando ocorrência de chuvas de até 100 milímetros ao dia e ventos intensos, entre 60 e 100 km/h e risco de queda de granizo –além de danos em plantações e na rede de energia, quedas de árvores e alagamentos.
O fato de chover de forma contínua em alguns municípios eleva o risco de enxurradas, já que o solo encharcado diminui a penetração de águas pluviais. Corumbá e Ladário registraram chuvas fortes entre a madrugada e a manhã, com a perspectiva de que o tempo continuará nublado e chuvoso. Em outras regiões, houve de pancadas de chuva a garoa ininterrupta, mantendo-se a perspectiva de tempo fechado na quinta-feira.
Campo Grande deve registrar máximo de 25 milímetros de chuva, havendo risco de enchentes pelas condições de solo.
A umidade relativa do ar varia de 95% a 65% e as temperaturas, conforme o Cemtec, chegam a no máximo 32ºC em Sonora e Coxim; 31ºC em Corumbá; e 26ºC na Capital, Dourados e Três Lagoas. Confira mais no mapa:
Com Karla Tatiane, da Subcom (Subsecretaria de Comunicação)