plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 12:53

Mestra em Educação fala ao Bom Dia Campo Grande sobre a importância do professor

Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera, Érika Costa destacou na Educativa 104.7 FM os pontos positivos da profissão homenageada no 15 de Outubro
Érika Costa (à direita) concedeu entrevista ao Bom Dia Campo Grande na qual abordou a importância do professor. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)
Érika Costa (à direita) concedeu entrevista ao Bom Dia Campo Grande na qual abordou a importância do professor. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

O 15 de Outubro é a data na qual se celebra o Dia do Professor, profissão que, embora conviva com uma crescente desvalorização e desinteresse –e também riscos para quem a exerce, em alguns casos–, ainda é fundamental para a formação de novos cidadãos. Para falar sobre a importância da data e fazer uma reflexão sobre o momento do magistério no país, o Bom Dia Campo Grande recebeu nesta terça-feira (15) a coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera e mestra em Educação Érika Costa.

Censo de 2017 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, aponta que há mais de 2 milhões de professores no país, divididos entre o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Érika destacou na Educativa 104.7 FM o papel do profissional além do conhecimento intelectual, a começar pelas séries iniciais.

“A Educação Infantil é importante porque alguns traços da personalidade são construídos com a família e o ambiente escolar. O professor tem papel fundamental porque, além de demonstrar ser mediador do processo cognitivo para a criança, também faz com que ela busque conhecimento, se aperfeiçoe e, principalmente, cria oportunidades para a criança trabalhar sua criatividade, a imaginação e as relações sociais, que estão tão desgastadas atualmente”, afirmou Érika. “O professor tem um papel fundamental diante de todo esse processo”.

A mestra em Educação também lembrou que os professores vêm se preparando com a nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum), que valoriza também o resgate de valores na escola e o convívio social e “levar essa reflexão para a sala de aula”. Segundo ela, trabalhar com a inteligência socioemocional tem sido uma vertente nas escolas, a fim de formar valores e hábitos saudáveis para as crianças, que o levarão para a vida toda.

Desafios

Érika também afirma que, mesmo sendo necessário “olhar atento e escuta sensível em sala de aula”, o professor tem como maior desafio hoje a adaptação às novas tecnologias, que já integram o dia a dia de crianças, jovens e adultos.

“Há informações diárias que os alunos têm e levam para a sala de aula. O professor que só usa giz, lousa, saliva e o mimeógrafo não existe mais. É preciso estar atento a essa transformação, porque a informação que o aluno leva para sala de aula já pode ter sido transformada, atualizada”, pontuou.

Atratividade
Mestra em Educação apontou ser gratificante a experiência de ensinar e ver os alunos se superarem. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)
Mestra em Educação apontou ser gratificante a experiência de ensinar e ver os alunos se superarem. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

Pesquisas divulgadas recentemente também revelam que a carreira de professor tem se mostrado menos atrativa para os jovens. Érika avalia que exista “um mistério negativo em relação a isso”, ponderando que “quem entra não quer mais sair”.

“Sou professora de Ensino Superior e percebo que os alunos que se aventuram a serem professores, fazem licenciaturas em diversas áreas, encantam-se e se apaixonam. Costumo dizer aos meus alunos que a quantidade de formados não é importante, mas sim a qualidade do profissional que vai se dedicar ao ato de educar. A Educação Básica precisa de bons profissionais e, com certeza não é o número expressivo. Quem se forma vem para fazer a diferença”.

A disposição, destacou a mestra, vai além da simples vocação. “A força de vontade é mais importante ainda, porque nos leva alçar voos inimagináveis. A força de vontade e a dedicação são mais importantes”. Érika ainda salientou a importância da formação continuada. “É importante que o professor esteja em constante aperfeiçoamento, buscando sempre novas formas de oportunizar o aprendizado ao aluno, bem como seu crescimento pessoal e profissional”.

Transformação

A professora ainda destacou um “diferencial” para os futuros colegas de profissão: o estágio na Educação Básica, como auxiliar, “para que vivencie” a experiência prática. “E pode ter certeza que, quando vai vivenciar o que se aprende em teoria na sala de aula, ele se encanta. Isso é muito motivador”.

Érika considera que a Educação é um meio de transformar vidas. “E isso é ser professor”. Dizendo-se apaixonada pela profissão –a ponto de não seguir o restante de sua família, formada por advogados–, ela afirma que não existe “nada mais encantador”, do que o magistério reserva.

“Pode parecer meio utópico, mas transformar a vida pela Educação e a sua própria vida foi o que ser professora me oportunizou”, afirmou. “Não há dinheiro no mundo que pague o reconhecimento e ver uma criança que não sabia ler ou com dificuldade de aprendizagem se superar. É o que nos motiva”.

Já àqueles que se dizem desmotivados, Érika recomenda uma pausa e o aperfeiçoamento. “Busque na Educação a área que lhe encanta e vai lhe trazer benefícios pessoais. Respire fundo e continue, porque o ato de educar é uma aprendizagem humana”.

Sintonize – Com produção de Daniela Benante, Eliane Costa e Alisson Ishy, reportagens de Daniela Nahas, Zilda Vieira, Katiuscia Fernandes, Bernardo Quartin e Gildo Pereira, apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, coordenação e edição de Rose Rodrigues e apoio técnico de Roberto Torminn e do DJ juju, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

2 Comments on “Mestra em Educação fala ao Bom Dia Campo Grande sobre a importância do professor”

  1. A professora Erika é sem dúvida um exemplo de professora, vejo varios alunos formados no curso de pedagogia seguindo seus passos!
    Professora você é uma grande fonte de inspiração!
    Parabéns pelo seu dia e parabéns a todos os professores!

  2. Erka vc e uma pessoa super dedicada pelo que faz ,o amor supera qualquer dificuldade,te admiro amiga quero ser igual vc bj parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *