plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 00:39

Mercado imobiliário: é hora de comprar?

Reinaldo Domingos*

Foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS um aumento de preço dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. A notícia vai à contramão da realidade do mercado imobiliário, que está em crise – segunda queda nominal desde 2009, segundo FipeZap. Sendo assim, a pergunta que fica é: chegou a hora de comprar a casa própria, mesmo em tempos de instabilidade econômica?

A verdade é que o governo aumentou o teto dos imóveis do programa como uma maneira de reaquecer a economia; antes, R$ 190 mil era o valor limite, agora, está em R$ 215 mil. Sobre o preço dos imóveis no geral, por sua vez, subiu menos do que a inflação no último ano, tendo queda real de 6,21%.

Essas informações me fizeram pensar em escrever sobre o assunto. A casa própria, se for encarada como moradia, é uma necessidade básica de extrema importância. É uma dívida alta, que compromete boa parte do orçamento, muitas vezes; no entanto, é uma dívida de valor, ou seja, que se contrai com a finalidade de ampliar o patrimônio, muito diferente daquela que não agrega qualquer valor e ainda traz problemas à saúde financeira da família.

Além disso, comprar um imóvel ainda é o sonho de grande parte da população e que não deve ser deixado de lado, mesmo com a crise. Sendo assim, minha orientação para essa situação é a seguinte: quem se planejou para essa compra e possui estabilidade para se comprometer, o momento é propício sim. O mercado está em baixa, então, quem tem o dinheiro, pode realizar ótimos negócios.

Não podemos saber por quanto tempo essa realidade se estenderá, mas, ainda assim, não é aconselhado agir por impulso. Na ânsia de fazer uma boa compra, pode-se acabar contraindo uma dívida que não está preparado para honrar e, com isso, assumir o risco de entrar em um ciclo de endividamento complicado, o que só trará prejuízos.

Por isso, é importante realizar um diagnóstico financeiro minucioso, descobrindo para onde vai cada centavo do dinheiro. Só assim terá uma visão micro e ao mesmo tempo macro de suas finanças, para saber o que pode manter e o que terá que reduzir – ou até cortar – para que essa economia possa ser redirecionada a novos objetivos de vida, assim como a compra da casa própria.

Agora, a quem está pensando em adquirir imóveis para investir, o momento não é tão favorável assim, uma vez que é difícil prever o ânimo no mercado e da economia como um todo; os preços estão baixos, mas a procura também, por conta da instabilidade, então, o aluguel e a revenda ficam comprometidos.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *