29 de março de 2024 - 08:22

Menos de 4 meses após lançamento de obra, população já vê asfalto em lugar de cratera

Naviraí (MS) – Quem mora nos bairros Paraíso IV e Vila Alta, em Naviraí, já vê asfalto no lugar das fendas que rasgaram ruas e avenidas no verão de 2015, devido as fortes chuvas que atingiram a região. Casas foram engolidas pelos buracos e famílias ficaram desabrigadas. Para conter a erosão, que chegou a 15 metros de profundidade, e prevenir novos estragos, o Governo de Mato Grosso do Sul investiu R$ 14 milhões (recursos próprios) em duas obras: de contenção e pavimentação asfáltica. A última, que iniciou em 12 de agosto, a menos de quatro meses, está a todo vapor e já revela transformação no local.

A enorme cratera que era sinônimo de ameaça e isolamento para cerca de seis mil famílias virou canteiro de obras, com projeção de desenvolvimento e segurança. Foram R$ 6 milhões do Governo Estadual investidos na contenção da erosão – implantação de barreiras para evitar o aumento do buraco, colocação de tubos de galerias pluviométricas para escoamento de água e aterramento total – obra iniciada e já concluída. Outros R$ 8,2 milhões estão sendo investidos na pavimentação de 87,5 m² de asfalto em diversas ruas e avenidas. O “chão preto” já está pronto nas avenidas Ipuitã e José Soares Limeira, por exemplo.

Padeiro comemora asfalto novo no bairro

“Essa obra já melhorou bastante a vida do pessoal que mora aqui. Depois daquela chuvarada que estragou tudo ficamos um tempo convivendo com aquele buraco, até para secar a terra. Mas já tamparam e o asfalto está valorizando ainda mais”, disse o padeiro Sidney Souza Verrez, de 29 anos, que trabalha próximo a uma das avenidas asfaltadas. O aposentado Osvaldo Rodolfo, 69, que mora na última casa da Avenida Ipuitã, viu todo o estrago de perto, casas sendo levadas e a fenda crescendo a cada dia: “parecia um cânion”. Ele lembra da tragédia com detalhes e comemora o fato  de nenhuma pessoa ter morrido. “Agora damos graças por tudo estar sendo consertado. A obra está 100%”, avaliou.

Iniciada em agosto de 2016, a obra de pavimentação asfáltica nos bairros Paraíso IV e Vila Alta tem prazo contratual de conclusão de 360 dias. Atualmente, os trabalhos estão 21% concluídos, conforme dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Bruno Chaves, Subcom | Fotos: Chico Ribeiro.