plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 16:34

Meningite pode matar; saiba como prevenir

Esta terça-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Meningite. A data foi criada para conscientizar sobre seus riscos dessa doença e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A meningite consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica. Os casos da doença são esperados o ano todo, “com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.”

Outros fatores também podem acarretar a doença, como alergias a certos medicamentos. O neurologista André Felício falou sobre a meningite para o portal Minha Vida, parceiro do Catraca Livre. Segundo ele, o tipo de meningite mais comum e menos perigosa é a viral.

Os vírus que causam esse tipo da doença podem ser transmitidos por meio de alimentos, líquidos e objetos contaminados. Ocorre com mais frequência entre o fim do verão e o começo do outono.

A meningite meningocócica, quando a bactéria causa inflamação grave nas membranas da medula é cérebro, pode causar sérios danos e é mortal em 50% dos casos não tratados, por isso deve ser considerada como urgência médica, de acordo com o site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção”, contou o neurologista.

Os sintomas mais comuns são:

Créditos: MaximFesenko/istcok

Atenção para os sintomas

-Febre alta repentina
-Forte dor de cabeça
-Pescoço rígido
-Vômitos
-Náusea
-Confusão mental e dificuldade de concentração
-Convulsões
-Sonolência
-Fotossensibilidade
-Falta de apetite
-Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Bebês recém-nascidos que contraem a doença podem ter quadros de febre, dor de cabeça, vômitos, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação.

No Brasil, a imunização contra a bactéria Haemophilus influenzae, principal causadora de meningite em crianças, faz parte do calendário obrigatório de vacinação infantil.

Via Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *