plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de julho de 2024 - 18:40

Meio Ambiente: Radiojornal Bom Dia Campo Grande da Educativa FM 104.7 aborda exploração econômica do Pantanal

Sandro Menezes Silva, professor de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), defende exploração turística sustentável  do Pantanal, além da pecuária  

Campo Grande (MS) – No Dia Mundial do Meio Ambiente, o radiojornal Bom Dia Campo Grande, que vai ao ar das 7h às 8h na Educativa FM 104.7, entrevista Sandro Menezes Silva, professor de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), autor do estudo que está sendo debatido por meio de aulas on-line. Documenta Pantanal, busca extinguir a crença popular de que a região consiste apenas numa ‘grande área alagada’, mostrando que esta porção do território brasileiro pode oferecer uma grande oportunidade de aproveitamento econômico responsável por meio do turismo de qualidade, a partir de suas ricas flora e fauna, além de características bastante peculiares com relação à hidrografia e ao relevo. 

“A fauna do Pantanal destaca-se pelas populações expressivas de algumas espécies ameaçadas de extinção quando comparada a outras regiões da América do Sul e do mundo. Exemplificam esse fato espécies como o cervo-do-Pantanal, a onça-pintada, a ariranha e a arara-azul. Se nos atermos somente às aves, estão listadas entre seus habitantes mais de 550 espécies, dependendo do tipo de registro e a abrangência dos estudos considerados (planície, planalto ou ambos) ”.

Uma  proposta para democratizar o acesso ao conhecimento sobre a região pantaneira

Segundo o professor, Documenta Pantanal tem a proposta de ampliar o alcance das fontes de conhecimento sobre a região e seu ecossistema mesmo em tempos de pandemia, por isso concentra forças na produção de conteúdo para suas ‘Aulas Pantaneiras’. Trata-se de um projeto de educação a distância.

Iniciado em 2019, o projeto disponibilizará novos conteúdos a partir de junho no site http://documentapantanal.com.br/.    

As aulas consistem em pequenos vídeos – que variam entre um e dois minutos de duração –, os quais são lançados na plataforma digital com suporte de texto acompanhados das fontes das pesquisas utilizadas. Com linguagem simples, Menezes introduz assuntos pertinentes à região a partir da premissa de que a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que desde o ano passado, mobiliza a atenção do público por meio de mostras fotográficas, filmes, vídeos e apoios e produção de livros para a urgência em se conhecer e preservar este patrimônio natural. ‘Aulas Pantaneiras’ podem assumir uma função importante enquanto fonte para estes estudos e, para além do ambiente escolar, a ferramenta pode servir outros setores da sociedade, como jornalistas e demais geradores de conteúdo”.

Com acesso gratuito às aulas, os episódios gravados em 2019 e 2020 já estão disponíveis para visualização e consultas. Os temas já abordados até o momento são “O Pantanal e suas Regiões”, “Planície e Pantanal”, “Serra da Bodoquena” e “Regime de Inundação”.

Sobre Documenta Pantanal

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade. Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma. 

http://documentapantanal.com.br/

https://www.instagram.com/documentapantanal/

https://www.facebook.com/documentapantanal/

Sintonize – Com apresentação de Maristela Cantadori e Daniela Benante, o radiojornal Bom Dia Campo Grande vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 8h30, na Educativa FM 10.7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

(Foto do destaque: Arquivo/Fundtur)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *