25 de abril de 2024 - 00:00

‘Mato Grosso do Sul é um Estado de oportunidades’, diz governador a empresários em Três Lagoas

Na 4ª etapa da ‘Rota do Desenvolvimento’ desta vez na Costa Leste, no município de Três Lagoas, o governador Reinaldo Azambuja destacou os números positivos da ação, que até agora já atendeu cerca de quatro mil empresários sul-mato-grossenses e facilitou a vida de inúmeros empreendedores que são atendidos no evento.

“A Rota do Desenvolvimento é um espaço importante para discutir o desenvolvimento de cada região do Estado, porque conseguimos visualizar as potencialidades, atrativos e também as dificuldades vivenciadas pela população. Especialmente aqui na região leste é possível ver o surgimento de grandes oportunidades para negócios”, destacou o governador.

Nas outras três edições do evento, nas cidades de Nova Andradina, Coxim e Dourados, cerca de quatro mil CNPJ´s (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) já foram atendidos nas 400 atividades oferecidas, como oficinas, palestras e workshops, além de toda a gama de serviços públicos ofertados em único local.

De acordo com o titular da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Verruck, a intenção do governo estadual é criar um ambiente favorável para as micro e pequenos empresas do Estado, apresentando oportunidades e condições de negócios mais sustentáveis.

“A gente entrega aos prefeitos um mapa de oportunidades, que diz exatamente todos os empreendimentos que faltam no município de acordo com cada população, e o empresário tem esse documento e a informações do que está em expansão nas cidades”, disse Verruck. O documento tem o objetivo de aumentar as chances de sucesso do empreendimento e diminuir os riscos.

O secretário revelou que apenas nos 10 primeiros meses de 2015, o Estado já liberou 2050 licenças ambientais, superando os anos de 2012 a 2014. A Rota do Desenvolvimento é uma ação do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), realizada pelo governo do Estado por meio da Semade, juntamente com Sebrae e demais instituições do Sistema S. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos

Para o governador, a administração estadual está preocupada e focada em atender as reivindicações do setor produtivo, tanto na agilidade de liberação de alvarás e licencas para garantir o funcionamento dos empreendimentos, quanto em ações de qualificação de mão obra e na garantia de fornecer aos sul-mato-grossenses novas e melhoras oportunidades de emprego.

“Acredito no desenvolvimento da região e a ação é importante no fomento desse desenvolvimento. Três Lagoas não pode ser egoísta e tem que compartilhar o progresso com os municípios vizinhos aqui da região leste”, disse a prefeita local, Marcia Moura. Além dela, diversos prefeitos e empresários da região acompanharam a abertura da 4ª edição do programa.

Para o deputado estadual Ângelo Guerreiro, o projeto ‘contribui com investidores e cria musculatura para investimentos no Estado’. Opinião semelhante tem o também deputado Eduardo Rocha, outro representante da região. “A Rota de Desenvolvimento chegou na região do desenvolvimento da Mato Grosso do Sul”, frisou o parlamentar.

Em cada edição, empresários podem ‘economizar’ tempo e encaminhar em único local toda a documentação necessária para abertura ou regularização empresarial. Para o governador, o programa garante oportunidade de captação de receitas e investimentos em beneficio tanto do Estado quanto da iniciativa privada.

Reinaldo Azambuja destacou ainda que o governo tem se empenhado em garantir o que chamou ‘pulverização’ de investimentos para todas as regiões do Estado. “Mato Grosso do Sul é um Estado de oportunidade e que dá segurança para os investidores”, finalizou o Chefe do Executivo Estadual.

* Com informações de Leandro Silva, de Três Lagoas

Foto: Jessica Barbosa