FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de julho de 2024 - 22:55

Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, formalizam o Pacto Integrador de Segurança Publica Interestadual

Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (21), reuniram-se na câmara municipal da cidade de Iturama (MG), as autoridades ligadas à segurança pública dos estados de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. Entre as autoridades presentes no evento estavam o coronel Ary Carlos Barbosa,  diretor do Departamento de Operações de Fronteira e coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, diretor executivo do Gabinete de Gestão Integrado de Fronteira do MS,  além de autoridades locais como o presidente da Câmara Municipal de Iturama, o vereador José Pichone Filho, que foi o anfitrião do encontro e o coronel  Eliel Alves Junior, comandante da 5ª Região de Policiamento de MG.

Na oportunidade, foi assinado o Pacto Integrador de Segurança Publica Interestadual, que tem como objetivo a elaboração de ações operacionais e de inteligência entre 16 estados da federação, sendo que nessa oportunidade, o acordo tem o objetivo de fortalecer a integração dos órgãos de segurança pública da divisa dos Estados de MS e MG, ou seja, dos municípios de Paranaíba (MS) e Carneirinho (MG),  no combate aos crimes típicos dessas localidades,  como roubo, furto e o tráfico de drogas, beneficiando cerca de 55 mil pessoas dos dois estados.

Durante a solenidade foram indicados os coordenadores e adjuntos dos subcomitê de operações,  inteligência, análise criminal e ações sociais,  tanto de MS quanto de MG,  para que as ações sejam efetivamente planejadas, operacionalizadas e desenvolvidas conjuntamente em  ambos os estados.

A finalidade de todas as atividades realizadas pelo pacto é reprimir práticas criminais específicas dessa área, com as metas de redução de incidência criminal estabelecida  em 6% nessa primeira fase das ações integradas. Depois da formalização, o Pacto foi assinado e as ações deverão começar de forma imediata.

Também participaram do encontro órgãos de segurança dos dois estados como a Polícia Civil, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiro Militar,  Agência Penitenciária de MG, além de autoridades civis das cidades de Iturama e Carneirinho.

Reportagem Júlio César Teles Arguelho Assecom/DOF

Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) – MS