plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de julho de 2024 - 23:58

Mato Grosso do Sul dá claros sinais de recuperação diante da crise econômica

Mato Grosso do Sul é um dos primeiros Estados a dar sinais claros de recuperação diante da crise. A afirmação é do secretário adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que participou nesta segunda-feira (24) acompanhando o governador Reinaldo Azambuja, da solenidade de abertura da semana do trabalhador, na sede da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), na Capital.

Segundo Ricardo, com a recuperação dos postos de trabalho perdidos durante a crise, Mato Grosso do Sul começa a colher os bons resultado das políticas públicas implementadas desde o início de 2015 que implicaram, inclusive, em ajustes fiscais e importante cortes. “Num primeiro momento elas foram consideradas medidas amargas, contudo, hoje, vemos que o resultado dessas ações é um Governo com as finanças equilibradas, podendo, diferente da maioria dos outros Estados, manter os salários dos servidores e o pagamento de fornecedores em dia e que nos possibilitam comemorar resultados positivos de crescimento do Estado de um modo geral”.

A recuperação que o secretário referiu-se foi destacada pelo governador, Reinaldo Azambuja, ao falar dos números que levaram o Estado a ficar em primeiro lugar no País na geração de empregos se considerarmos os números alcançados de abril de 2016 a março de 2017. Foram gerados 1.063 novos postos de trabalho neste período em Mato Grosso do Sul, o que deu ao Estado status de único a ter números positivos.

Segundo dados destacados por Wilton Acosta, diretor presidente da Funtrab, 5.065 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho no Estado no três primeiros meses de 2017, contra 3.800 do ano de 2015, uma evolução de 33%.

A renovação dos incentivos oferecidos pelo Estado, que o governador Reinaldo resumiu como sendo a troca de impostos por empregos, também foi apontada por Ricardo Senna como um dos elementos que devem assegurar que Mato Grosso do Sul mantenha os patamares alcançados, até agora, e que o colocam entre as primeiras posições na recuperação de postos de trabalho neste período de crise por que passa o País.

Autoridades no lançamento da Semana do Trabalhador. Foto: Kelly Ventorim.

A reforma administrativa realizada pelo Governo do Estado e que o colocou como a máquina administrativa mais enxuta do País, resultado da redução do número de secretarias, superintendências e diretorias e de cargos de confiança, também foi apontada por Ricardo como sendo medida essencial para garantir que Mato Grosso do Sul tenha o que comemorar neste momento o País atravessa uma crise das mais importantes e que envolvem, inclusive, a descrença das pessoas nos políticos. “Esse momento difícil que atravessamos serve para possamos diferenciar os bons dos maus gestores. O governador Reinaldo tem tido firmeza na condução da máquina e o resultado é o equilíbrio das contas e um crescimento dos postos de serviços, ao contrário do que vemos sendo noticiado m relação outros Estados”, finalizou.

Semana do Trabalhador

A partir desta segunda-feira (24) até o dia 1º de maio, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) realiza a “Semana do Trabalhador”, em homenagem ao Dia do Trabalhador, com palestras nos períodos matutino e vespertino com temas como: motivação, orientação profissional, empreendedorismo, além de atividades durante todo o dia, como exposição e mini cursos de artesanatos, apresentações culturais, orientações sobre currículos, entrevista de emprego, microcrédito e sorteio de brindes. Confira a programação a partir de amanhã:

Dia 25 de abril (terça-feira)

7h30 às 17h30 – Palestra sobre Economia Solidária e Empreendimento Econômico Solidário, exposição e comercialização dos produtos da Central de Comercialização, workshop de geração de renda com EVA, massoterapia e sorteio de esmaltação. Local : prédio da Funtrab.

8 às 12 horas – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal General Osório

Dia 26 de abril (quarta-feira)

7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo/MS

8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Júlio de Castilho

9h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional. Local: prédio da Funtrab

13h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional. Local: prédio da Funtrab

Dia 27/04 (quinta-feira)

7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo

8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Bandeirantes

9h – Palestra sobre Orientação Profissional – Local : prédio da Funtrab

13h – Palestra sobre Orientação Profissional – Local : prédio da Funtrab

Dia 28 de abril (sexta-feira)

9h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab

13h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab

Dia 1° de maio (segunda-feira)

7h30 às 15h – Atendimento na Praça do Rádio, localizada entre a avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco

10h – Entrega de certificados dos cursos de qualificação profissional (Auxiliar Administrativo, Depilação, Desenvolvimento Social, Manicure e Pedicure) – Local: Casa de Qualificação –Rua 7 de setembro, 912.

Kelly Ventorim – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Foto capa: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *