24 de abril de 2024 - 06:35

Mato Grosso do Sul atrai público com estande de iguarias da agroindústria em Show Rural

Cascavel (PR) – Com peculiares produtos à base de mel e o sabor inigualável da linguiça de Maracaju, o estande da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está mostrando ao público da 28ª edição do Show Rural Coopavel que a produção do Mato Grosso do Sul não se restringe à grande produção.

A equipe de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural, da Agenciou iniciou os trabalhos nesta segunda-feira e segue em funcionamento até sexta-feira (10). “Para os nossos produtores é a oportunidade de fazer contato com um novo público e expositores e para a Agraer é a chance de apresentar o seu trabalho”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Visitante fiel da feira, o aposentado Adolfo Brogleiaqpo foi um dos que aprovou a degustação da linguiça e se interessou em adquirir o produto. “Já peguei o folheto do fabricante. O sabor é ótimo. A linguiça suína é uma coisa gostosa, mas que já está saturado no dia a dia. As linguiças mistas, com carne bovina e suína, tendem a ficar duras no preparo. Essa, por ser pura de gado, é outra coisa”, conta ele em tom de aprovação.

Outra que se surpreendeu com o sabor da carne foi a comerciante Izabel Lapchenski. “Gostei muito e, principalmente, com o molho de mel com pimenta da outra produtora. Os dois juntos é uma coisa fora de série. E olha que eu não gosto de pimenta”, afirmou a mulher que ainda testou a iguaria com a bolachinha de água e sal. “O sabor é diferente e chama a atenção. Gostei muito”, afirmou.

Com fórmula patenteada pelo casal Nicanor e Fátima Ramos, o molho picante não é só o único produto dos dois apicultores que chamam a atenção no estande. As geleias e o hidromel, bebida alcoólica a base de mel, também são outros que caíram na graça e no paladar das pessoas.

Considerada a bebida alcoólica mais antiga do mundo, surgida antes mesmo do vinho e da cerveja, o hidromel tem despertado principalmente o interesse dos jovens, acima de 18 anos, que pela efervescência da idade adoram uma novidade.  O estudante Lucas Sorge, de São José do Rio Preto (SP), foi um dos que fez questão de experimentar. “Nunca tinha visto e fiquei surpreso. O sabor é muito agradável, sem contar que é sempre muito bom conhecer algo novo aprender um pouco mais. É algo que vale a pena comprar para beber ou só colocar no barzinho de casa”.

Longe do paladar, mas agradável a outro dos nossos cinco sentidos, a visão, os arranjos de flores ornamentais também foram outros  itens do estande que têm atraído gente. O senhor Noberto Cieslack, acompanhado pela esposa Rosa Teresinha, saiu do local encantado. “No ano passado, visitei o estande da Agraer e vi as helicônias. A decoração de flores está a cada ano mais bonita. Entendo de flores, pois já fui florista e sou apaixonado por elas. Digo que casei com uma ‘rosa’, por causa disso”, diz em tom descontraído.

As flores chamam tanta a atenção que muitos querem mudas, explica o coordenador da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira. “Tem pessoas que vem aqui e querem comprar, mas a gente explica que são apenas decorativas”.

Além do estande, a Agraer viabilizou a participação de cerca de 400 agricultores familiares do Mato Grosso do Sul por intermédio de uma parceria firmada entre as prefeituras com a própria Agência vinculada à Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar. A intenção é  instigar os pequenos produtores a aproveitar a oportunidade para participar de cursos e dialogar com profissionais da Emater Paraná e da própria Coopavel.

Aline Lira – Agraer.