O Roda Viva desta segunda-feira (26) promove uma entrevista com Maria da Penha Maia Fernandes, logo depois do Dia Internacional para a Violência Contra a Mulher, lembrado em 25 de novembro. Há 35 anos, a farmacêutica brasileira sofreu um atentado que a deixou paraplégica, em uma das recorrentes agressões que sofria por parte de seu marido. Esse fato chegou até a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica.
Atualmente, a brasileira dá nome a uma das três melhores leis do mundo de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a Lei Maria da Penha, e é considerada uma das principais ativistas na luta contra a violência doméstica e no suporte às vítimas.
Decretada em agosto de 2006, a lei diminuiu em 10% os assassinatos contra as mulheres, segundo dados do Ipea. Apesar do grande avanço nestes 12 anos, apenas uma a cada três mulheres denunciam seus agressores. Isso acontece pois muitas dependem economicamente do companheiro, sentem medo de não conseguirem sustentar seus filhos e também por vergonha em relação à reação da família.
Compõem a bancada de entrevistadores Tatiane Moreira Lima, juíza auxiliar em exercício no setor de Violência Contra Criança, Idoso, Deficiente e Tráfico Interno de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo; Valéria Scarance, promotora de Justiça em São Paulo; Wânia Pasinato, socióloga; Elza Paulina de Souza, inspetora-superintendente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; Gabriela Mayer, apresentadora da Rádio Band News FM; e Mariana Kotscho, apresentadora do programa Momento Papo de Mãe, exibido na TVE Cultura.
Produção da TV Cultura de São Paulo transmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Roda Viva tem apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso. A atração vai ao ar às 21h, na TVE Cultura, podendo ser acompanhada também pelo Portal da Educativa –na aba Assista a TV e pelo Link Ao Vivo do site, bem como pela fan page na rede social Facebook.
(Com TV Cultura)