Marcos históricos da Retirada da Laguna são inaugurados em Nioaque

Foto: 9°GAC

Nesta última quinta-feira (1) o 9° Grupo de Artilharia de Campanha “Grupo Major Cantuária”, realizou a inauguração de nove marcos históricos da Retirada da Laguna (69, 70, 72, 73, 74, 75, 76, 77 e 79), implantados na área sob responsabilidade do CMO (Comando Militar do Oeste) , com a finalidade de batizar o itinerário percorrido pela Força Expedicionária Brasileira em 1867, durante a epopéia da Retirada da Laguna. No total serão colocados 117 marcos nos principais pontos de batalhas durante o conflito.

A Retirada da Laguna completou 150 anos em 2017 e desde então estão sendo feitos vários atos em homenagem ao episódio que marcou a história da região sudoeste do Estado. Participaram  deste, o Prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, autoridades militares, civis, proprietários dos locais e populaçãovizinha aos marcos.

O conflito ocorreu de 8 de maio a 11 de junho de 1867, onde estava localizada a então Província de Mato Grosso, hoje o Estado de Mato Grosso do Sul. Com a invasão dos paraguaios nessa região, foi estabelecida, em 1867, a Força Expedicionária Mato Grosso, sob o comando do Coronel Carlos de Moraes Camisão. Com efetivo de cerca de 1.700 homens, ele partiu em direção ao Paraguai. Após atingir a estância Laguna, em solo paraguaio, o Coronel decidiu retrair, por ter limitações de suprimento e de meios de combate, iniciando assim a “Retirada da Laguna”.

Na cidade de Jardim, está localizado o Cemitério dos Heróis, onde foram enterrados dezenas de integrantes dessa Força Expedicionária, muitos abatidos por doenças, como cólera. Dentre esses, destacam-se o comandante, Coronel Carlos de Moraes Camisão, o subcomandante Tenente-Coronel Juvêncio Manoel Cabral de Menezes, e um morador da região, o Senhor José Francisco Lopes, que ficou conhecido como “Guia Lopes”, por ter literalmente guiado a tropa durante a Retirada. Porém, desde a década de 1940, esses três tiveram seus restos mortais trasladados para o Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, que está localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).