plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 23:24

Marcos Caruso no Persona em Foco: “tem muito fracasso na minha vida, graças a Deus!”

Marcos Caruso terá a carreira revisitada durante o Persona em Foco desta quarta-feira. (Foto: Reprodução)
Marcos Caruso terá a carreira revisitada durante o Persona em Foco desta quarta-feira. (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (20), às 22h15 (horário de Mato Grosso do Sul), Marcos Caruso terá grandes momentos de sua trajetória relembrados no Persona em Foco. Apresentado por Atílio Bari, o programa da TV Cultura –retransmitido por emissoras parceiras pelo país, como a TVE Cultura– conta com a atriz Jandira Martini e a autora da biografia do homenageado, Eliana Rocha, para conduzir a conversa sobre o ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral.

O programa inédito vai ao ar na TVE Cultura e no Portal da Educativa, podendo ser acompanhado ainda pelo canal do YouTube do Persona em Foco.

Durante a atração, as histórias contadas por Caruso ganham ainda mais emoção com depoimentos de Regina Duarte, Regiane Alves, Edwin Luisi, Valéria Lauand, Ricardo Blat, Hilton Have, Elizabeth Hartmann e Rita Buzzar –amigos e parceiros de trabalho.

Apesar de ter nascido em São Paulo, foi o Rio de Janeiro que Caruso elegeu como seu lugar preferido. Em solo carioca, onde vivia sua família materna, viu surgir o interesse pelo teatro. Aos 10 anos, assistiu à peça “My Fair Lady”, com Bibi Ferreira e Paulo Autran, e ficou tão deslumbrado que disparou: “é aquilo que eu quero fazer”.

A carreira começou com o teatro de fantoches e, aos 14 anos, passou a integrar o grupo de teatro da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, localizada em frente à casa onde morava, em São Paulo. “Ali eu comecei como ator de teatro e acabei por dirigir esse grupo durante muitos anos”, relembra no programa.

A pedido do pai, cursou Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), mas logo no primeiro dia de aula já se matriculou nas aulas teatrais da universidade. No programa, relembra sua desastrosa estreia e as sucessivas peças que também não deram certo: “tem muito fracasso na minha vida, graças a Deus! É bom fazer fracasso, porque você aprende”.

Em outro momento de dificuldade, quando não encontrava emprego nos anos 1980, Caruso comprou uma máquina de escrever e criou uma das principais obras do teatro brasileiro: “em três dias eu escrevi ‘Trair e Coçar é Só Começar’ e entreguei para o Zé Renato, grande diretor de comédias. (…) A peça ficou seis anos na gaveta, nunca foi montada. E depois, em 1986, ela estreou e está há 32 anos, initerruptamente, em cartaz”.

Entre as diversas produções das quais participou, o programa relembra com carinho sua passagem pela TV Cultura, em Caiu na Vida, Floradas na Serra e Saltimbancos; Aritana, sua estreia na televisão pela TV Tupi; e seus principais destaques na TV Globo: Presença de Anita, Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e Avenida Brasil, por exemplo. Os trabalhos de Caruso em prol da classe teatral, no Sindicato dos Atores Profissionais de São Paulo e na Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo, também são relembrados.

Sobre o assédio decorrente da fama, ele diz: “eu sou uma pessoa que não se fecha nos carros, nos vidros. Eu ando de van no Rio, eu ando de ônibus, eu ando de bicicleta, eu ando a pé. Eu vou à feira justamente para quebrar um pouco isso. Senão fica aquela pessoa que vive numa redoma, que não existe”.

Apresentado por Atílio Bari, o Persona em Foco pode ser assistido em Mato Grosso do Sul pela TVE Cultura e pelo Portal da Educativa. (Foto: Nadja Kouchi/Divulgação)
Apresentado por Atílio Bari, o Persona em Foco pode ser assistido em Mato Grosso do Sul pela TVE Cultura e pelo Portal da Educativa. (Foto: Nadja Kouchi/Divulgação)

Atualmente, o ator está em cartaz com o espetáculo “O Escândalo Philippe Dussaert”, do dramaturgo francês Jacques Mougenot. “Eu fui escolhido pelo público pela primeira vez na minha vida. Normalmente nós somos escolhidos por atores, diretores ou produtores para entrar no palco. Desta vez, três senhoras foram a Paris, se entusiasmaram e trouxeram o texto debaixo do braço. Me encontraram por acaso num restaurante e falaram: ‘olha, tem um texto aqui. Você não quer fazer?’”.

Sobre o Persona em Foco – O Persona em Foco registra aspectos da vida pessoal e da carreira de personalidades das artes cênicas, bem como as suas impressões sobre a profissão. As entrevistas são conduzidas por duas pessoas ligadas ao artista, contando também com uma plateia formada por estudantes de teatro e jovens atores.

O programa, com uma hora de duração, vai ao ar às 22h15 na TVE Cultura e no Portal da Educativa (na aba Assista a TV), sendo uma produção da TV Cultura, de São Paulo, retransmitido por emissoras públicas parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *