O Museu de Arte Contemporânea (MARCO) recebe a partir do dia (04/02) a exposição “Céu de Querubins – Almas Gêmeas”. A produção é do artista plástico sergipano Aecio Sarti. A abertura será às 19h30. O público vai ter contato com pinturas, fotografias, poemas e projeções audiovisuais que documentam querubins pintados em uma lona de 12 metros de largura por 8 de altura.
A obra remete aos primórdios do movimento Dadaísta e utiliza diversos materiais, no caso a lona, originados no movimento Dadaísta que este ano comemora 100 anos, com uma grande retrospectiva na cidade de Zürich, na Suíça e aprofunda as questões e críticas sociais encontradas no gênero da Nova Objetividade.
De acordo Rafael Raddi, curador da exposição, Sarti não pretende constituir um grupo artístico e sim, ser a confluência de diferentes tendências. “Os trabalhos existem com a pretensão de ser apenas uma fuga pessoal mas dono de uma evidente maturidade artística, Aecio continua desvendando-se através de suas obras, convidando-nos para entrarmos em seu mundo”, destaca Raddi.
A exposição foi tema do documentário “Céus de Querubins”, do diretor Gustavo Massola. O filme de 25 minutos foi vencedor de prêmios e menções honrosas em festivais nos Estados Unidos, Indonésia, Rússia, Argentina e Brasil. Um vasto material fotográfico do diretor do documentário e poemas de Deise Justus também fazem parte do evento, além da realização de palestras.
“Céus de Querubins – Almas Gêmeas” estará aberta ao público até 6 de março, de terça a domingo das 11h às 17h. O MARCO fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Mais informações: (67) 3326-7449. (Com assessoria da Sectei)
Confira abaixo a programação:
SÁBADO (05/02)
9h às 11h
PALESTRA
A representação de Querubins e Anjos dos primórdios na Mesopotania até a contemporaneidade na História das Artes com o palestrante Rafael Raddi. Ele é historiador formado pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique na Alemanha.
13h30 às 15h30
PALESTRA
A Anima e o Sentimento de Pertencimento: Almas Gêmeas com o palestrante: Dr. Carlos Bernardi. Ele é psicólogo clínico e doutor em Literatura Comparada.
16h às 17h30
PALESTRA
O Outro Lado: Aecio Sarti, As Lonas e as Diferentes Faces do Amor, com o psicanalista e escritor Daisy Justus.
DOCUMENTÁRIO
“Céus de Querubins” com a presença do diretor do filme Gustavo Massola.