19 de abril de 2024 - 00:10

MARCO está com inscrições abertas para oficinas nas férias escolares

O Museu de Arte Contemporânea (MARCO), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para oficinas de férias. As aulas Mangá, Stop Motion e Técnicas Circenses (Tecido Acrobático) acontecem de 18 a 22 de julho, das 14 às 17 horas. Para se inscrever, basta ligar no número (67) 3326-7449.

Oficina de Animação em Stop Motion será ministrada por Bruno Muniz Godoy, arte educador, ilustrador, artista visual e professor de audiovisual pela REME. A idade mínima para participar é de 8 anos. Serão oferecidas 15 vagas. O investimento é de R$ 150,00.

A oficina abordara a técnica do Stop Motion e suas possibilidades para a contação de histórias e seus fundamentos básicos dentro de uma produção cinematográfica. Experimentações serão construídas com a animação de objetos, brinquedos, desenhos e até mesmo efeito especiais com pessoas, além de modelagem e criação de bonecos articulados para animação e construção de cenários.

Materiais para oficina: Estojo com materiais básicos (lápis, borracha, lápis de cor); Sulfite; Celulares/Tablets/Câmera digital; Tripé para celular (opcional).

O Curso de Mangá: Criação de personagens será ministrado pelo professor Leonn Gondin, artista visual e professor pós graduado que já realizou outras edições da oficina (2010 a 2019). A idade mínima para participar é de 5 anos e o investimento é de R$ 150,00. Serão oferecidas 15 vagas.

Nesse módulo os alunos aprenderão a criar seu próprio personagem mangá, tendo conhecimento das técnicas especificas que auxiliarão em sua construção, como: a face e seus componentes; proporção dos corpos (masculino, feminino e infantil); membros e suas articulações; efeitos de luz e sombra; vestimenta e drapeado; movimento corporal; construção de cenário. Os desenhos serão finalizados em caneta nanquim ou hidrográfica.

Material necessário: papel sulfite A4, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor.

O Curso de Tecido Acrobático é voltado para crianças maiores de 8 anos e adolescentes. É ministrado pela professora Rebata Cáceres, artista circense, artista visual graduada pela UFMS, arte educadora e contadora de histórias. As aulas abordarão técnicas de nível iniciante, proporcionando o desenvolvimento da força, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e criatividade por meio das técnicas circenses em montagens de figuras sequências no aparelho circense. O investimento é de R$ 150,00. Serão oferecidas 15 vagas.

É necessário que o participante do curso use roupas confortáveis que permitam a realização dos exercícios corporais, como: roupas de malha, bermudas, calça legging, etc.; o curso oferecido será ao ar livre.

SERVIÇO:

Oficinas de férias no MARCO: Stop Motion, Mangá e Tecido Acrobático