22 de abril de 2024 - 23:31

Márcio Fernandes (MDB) : “Quero ser prefeito de Campo Grande porque sinto saudades da cidade que crescia com planejamento e tinha boas histórias”

Márcio Fernandes (MDB)

(Márcio Fernandes)

É candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Sua vice é Juliana Zorzo (MDB)

Tem 41 anos e é casado com a Flávia, tem duas filhas (Manuela e Maitê ). É médico veterinário e atualmente deputado estadual pelo MDB, em seu quarto mandato. Nasceu em Umuarama-PR e é filho de Regina Conceição Jardim e Wilson Fernandes. Mudou-se para Campo Grande aos cinco anos de idade. Nesse mesmo ano, começou a praticar judô, esporte que influenciou sua vida. Em 2001, se formou em medicina veterinária pela Uniderp. Recém-formado, foi trabalhar em uma fazenda em Jaraguari, onde idealizou uma empresa de biodiesel a partir da mamona. Em 200, se candidatou a prefeito na pequena cidade, ficando em segundo lugar. Em 2006, foi eleito o deputado mais jovem da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Desde sua eleição, atua fortemente pelo setor agrícola, causa animal, juventude e empreendedorismo.

• Porque quer ser prefeito de Campo Grande?

Márcio Fernandes: Quero ser prefeito de Campo Grande porque sinto falta da Campo Grande das boas histórias. Da cidade que crescia com planejamento. Quero ser prefeito para Campo Grande voltar a ser a capital sem favelas, a cidade que tinha médico nos postos. Campo Grande é uma cidade que tem potencial de crescimento enorme e que ano após ano tem perdido seu protagonismo, porque não tem incentivo para que novas indústrias se instalem aqui dando a oportunidade de emprego. Quero ser prefeito, para trazer de volta os prêmios aos nossos alunos e a Educação de qualidade.

• Qual será sua prioridade quando eleito?

Márcio Fernandes: Saúde, educação, transporte coletivo, geração de emprego e habitação. Esse é um dos  pilares que precisamos reativar e resgatar. Eles funcionavam muito bem nas gestões do MDB e após a gestão do MDB a gente viu que eles estão paralisados e a cidade sofre com a paralisação desses serviços.

• Em 2021, no pós Covid, como pretende recuperar a economia em Campo Grande?

Márcio Fernandes: Em 2020, a pandemia global impôs desafios nunca antes vividos. Porém, o reflexo pós Covid-19 constitui desafio ainda maior, exigindo um novo olhar dos gestores. Entre os nossos macro-objetivos está ser referência em inovação para o bem-estar do campo-grandense; ser modelo na geração de empregos e no desenvolvimento econômico e social; posicionar Campo Grande entre as capitais com a melhor saúde pública do Brasil; ser referência nacional no ensino fundamental; ser referência em transporte coletivo eficiente e mobilidade urbana sustentável; voltar a ser a única capital do País sem favelas.

• Em seu plano de Governo qual a proposta para os jovens e também para os idosos?

Márcio Fernandes: Em nosso Plano de Trabalho prevemos a implantação de um Centro de Convivência do Idoso, no Parque Ayrton Senna; Revitalização do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, criado em 2007, considerado referência nacional nos cuidados aos idosos.

Também vamos buscar retomar e intensificar as atividades do Instituto Mirim, ampliando em 50% o número de vagas nos cursos ofertados com a reabertura da unidade Carandá Bosque, além da Promoção de um programa permanente de cursos, arrecadação e distribuição de roupas, brinquedos, livros e alimentos para as famílias carentes;

• Na área cultural, castigada na Pandemia, qual será sua proposta?

Márcio Fernandes: Quero criar a estrutura técnica para apoiar a realização de eventos de artistas em praças e áreas verdes de todas as regiões da cidade, valorizando os artistas locais;

• Utilização dos espaços públicos tradicionais para difusão cultural – recepções, hall de entrada e salas de grande circulação de pessoas, com exposições temporárias;
  • Entrega do Centro Municipal de Belas Artes, vinculado ao prédio de 16 mil metros quadrados, que será compartilhado com a Sedesc, o Polo de Inovação e Tecnologia e a Sectur;
  • Realização de oficinas de elaboração de projetos para melhorar a qualidade dos trabalhos apresentados no FMIC e FOMTEATRO.

Quero voltar com os grandes eventos e melhorar os que já existem como Noite da Seresta, Rock no Horto, Festival do Sobá, Festa de Santo Antônio. Quero também fazer de Campo Grande uma cidade que receba convenções e eventos empresariais, que atraia investidores.

• Como será o relacionamento de sua gestão com o Governo Estadual e com o Governo Federal?

Márcio Fernandes: Sou deputado da base do governo, tenho proximidade não só com o governador, mas também com sua equipe técnica e secretários. Vamos continuar as parcerias existentes e ampliar. Com o governo Federal, com certeza, minha relação é muito boa e próxima com a ministra Tereza Cristina e com os senadores de Mato Grosso do Sul, independente de partido. O MDB-MS tem a senadora Simone Tebet como presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR). A gente tem uma relação muito boa com os deputados federais e com os senadores. Isso faz com que os recursos federais voltem a se instalar no município de Campo Grande.