Iitinerário ideal para turistas que querem conhecer o Pantanal sul-mato-grossense e provar os seus sabores, o livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado” revela a riqueza da região em histórias, ingredientes e influências culturais. Lançada no último dia 5 de agosto, a obra oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
Organizado pelo Instituto Paulo Machado com a produtora Marcia Marinho, o projeto contou com o apoio do Sebrae/MS, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do Fundo de Investimentos Culturais do Estado, gerido pela FCMS.
A primeira edição contemplou importantes as regiões de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá, com a seleção de 10 empreendimentos que, em comum, preservam as origens rurais. Em 2023 a Rota ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, com outros 10 negócios localizados próximos aos rios do Pantanal, nas cidades de Porto Murtinho e Corumbá.
Com 66 páginas, a obra reúne 21 receitas, sendo as 10 primeiras pratos referência da primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, como as tradicionais Sopa Paraguaia, Macarrão de Comitiva, Caldo de Piranha e Sarrabulho. A publicação é arrematada com outras 11 receitas que revelam não apenas a riqueza dos ingredientes locais, mas também as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira ao longo do tempo, como a gaúcha, oriental, indígena, árabe, boliviana, paraguaia, nordestina, etc.
Saiba mais sobre como o projeto rendeu ótimas histórias e receitas na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa:
Para mais informações sobre o livro, os interessados podem entrar em contato por meio das redes sociais. Os empreendimentos selecionados no projeto também podem ser conferidos no YouTube da Rota Gastronômica Pantaneira.
Com informações do Sebrae MS
Fotos: Elis Regina