23 de abril de 2024 - 18:33

Livro que destaca belezas naturais e história do Pantanal será lançado em Bonito nesta quarta

O livro “Histórias de Viagens pelo Pantanal”, da professora Nicia Wendel de Magalhães, bacharel licenciada em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, será lançado em Bonito (MS) nesta quarta-feira (19). A obra literária narra as experiências da autora durante suas viagens e de integrantes da ECO (Associação para Estudos do Ambiente), fundação criada por ela, por de mais de trinta anos.

Além disso, o livro ainda traz um apanhado de aspectos naturais e culturais do Pantanal e informações de interesse para visitantes, como algumas das diversas maneiras de se chegar ao Pantanal, tipos de hospedagem existentes, meios de locomoção e atividades mais adequadas, com o objetivo de de despertar o interesse de pessoas que não conhecem a região e facilitar o caminho para quem deseja visitá-la.

O primeiro capítulo apresenta os aspectos físicos do Pantanal, de sua topografia, hidrografia, clima e localização, servindo de base para a descrição dos ambientes e de algumas das espécies mais características da flora e da fauna que o visitante poderá ter ocasião de observar. Já no segundo, a autora trata um pouco da história do Pantanal, de como os primeiros colonizadores ali se radicaram adquirindo costumes dos índios, seus habitantes primitivos e, aos poucos, passando a desenvolver atividades compatíveis com o ambiente conquistado.

E o terceiro apresenta as informações relevantes para viagem até a região, com sugestões de serviços que podem ser utilizados durante uma viagem ao Pantanal ou a outros locais no entorno da planície, incluindo seus principais atrativos.

Nicia detém também curso de especialização em Ciências Geológicas e curso de graduação em Language Arts na Universidade do Texas, em Austin e é autora de outros livros, entre eles “Roteiros de Ecoturismo no Brasil”, “Polos de Ecoturismo – Planejamento e Gestão”, “Descubra o Lagamar”, “Conheça o Pantanal” e “Nós e o Ambiente”.

Em São Paulo, fundou a ECO-Associação para Estudos do Ambiente, uma entidade sem fins lucrativos, formada por um grupo de profissionais ligados à área ambiental. Entre os principais objetivos dessa instituição estavam o planejamento, a execução e a divulgação de atividades educativas centradas na difusão de conhecimentos sobre o ambiente, na produção de publicações, no mapeamento e propostas de aproveitamento de áreas naturais significativas, em cursos, exposições e viagens programadas para pessoas que quisessem conhecer porções preservadas do território brasileiro e se engajar em atividades conservacionistas.

Foi parceira na fundação do Instituto de Ecoturismo do Brasil e no desenvolvimento do projeto Pólos de Ecoturismo, patrocinado pela EMBRATUR.

Lançamento será na sala do COMTUR, antiga sede da Câmara Municipal, em anexo a Prefeitura Municipal, às 18 horas.