plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Live ‘Unidos Por Um Gesto de Amor’ sobre doação de órgãos será realizada neste domingo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Campanha visa esclarecer a população sobre a importância de uma conversa franca com a família sobre a doação órgãos e tecidos

A live “Unidos Por Um Gesto de Amor” realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a TVE Cultura MS, neste domingo (27), às 15h, terá como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgão e tecidos e sensibilizar novos voluntários para o ato no Estado. Setembro é o mês dedicado à campanha “Setembro Verde” de conscientização e o dia 27 foi escolhido como o Dia Nacional do Doador de Órgãos. A Live contará com a participação de diversos músicos sul-mato-grossenses.

A campanha deste ano chama atenção para um diálogo franco e aberto, entre o doador e a sua família, para que manifeste de forma clara e objetiva, a sua vontade à doação. A coordenadora estadual da Central de Transplantes da SES, Claire Miozzo, fala sobre a importância de manter essa conversa e que as pessoas entendam sobre a necessidade de se tornarem doadoras.

“As pessoas não conversam sobre isso, morrem e cabe a família fazer. Entrevistamos o familiar e damos o direito de a família fazer a doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família ela faz, pois atende ao último pedido”, afirma a coordenadora.

Corrida contra o tempo

O serviço de acolhimento é feito por pessoas treinadas, que passam por capacitações da Central de Transplantes, a fim de deixar a família sair da conversa sabendo tudo o que estará acontecendo. “Deve sair sem dúvidas em um processo transparente”, pontua Claire.

Uma vez, confirmada a morte do doador, inicia-se uma corrida contra o tempo que envolve dois clínicos diferentes para confirmar o óbito, constatações de compatibilidade e contato com a família para oferecer o direito à doação. A partir daí acontece a sorologia, retirada e implante.

Quando se trata de transplante, muitos dos órgãos precisam ser remetidos a outros locais para realização das cirurgias. O procedimento varia de acordo com a complexidade e da compatibilidade. As ações têm que acontecer de forma rápida. O transplante de um coração deve acontecer em até quatro horas. De fígado, em 12 horas. De pulmão deve ser realizado dentro de quatro horas e o de rim em até 24 horas. No caso das córneas podem ser transplantadas em até 14 dias.

Em Mato Grosso do Sul, 339 pacientes estão à espera de um transplante. Deste total, três aguardam por um coração, 177 por córnea e 159 precisam de rim. E mais 100 pessoas foram transplantadas desde janeiro a agosto deste ano. Foram realizados 17 transplantes de rins, 80 de córneas e três de coração no Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, conta com apoio da rede pública e privada para fazer os transplantes em Mato Grosso do Sul. Os hospitais de Campo Grande por exemplo, são responsáveis por diversos transplantes de órgãos. A Santa Casa realiza o transplante de coração, rim e córnea; o da Unimed, o transplante de rins, tecido músculo esquelético (osso); o da Cassems procede o transplante de coração; São Julião, de córneas, sendo o maior nesta especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As clínicas particulares da Capital e os municípios de Três Lagoas e Dourados também realizam transplantes de córneas.

A live pode ser acompanhada pela TVE Cultura – Canal 4.1 – Campo Grande; Canal 13.1 – Dourados; Canal 45.1 – Chapadão do Sul – TVE Cultura Canal 15 – NET; Parabólica Satélite Star One C 2 – 70W – Frequência 4.095 MHZ, Simbol Rate: 11.250 – Polarização Vertical – MUX: FERTEL HZZZ HD; Portal da Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br) ou pelo Facebook na página da TVE Cultura MS.

Rodson Lima, SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *