plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de janeiro de 2025 - 02:55

Live ‘Unidos Por Um Gesto de Amor’ sobre doação de órgãos será realizada neste domingo

Campanha visa esclarecer a população sobre a importância de uma conversa franca com a família sobre a doação órgãos e tecidos

A live “Unidos Por Um Gesto de Amor” realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a TVE Cultura MS, neste domingo (27), às 15h, terá como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgão e tecidos e sensibilizar novos voluntários para o ato no Estado. Setembro é o mês dedicado à campanha “Setembro Verde” de conscientização e o dia 27 foi escolhido como o Dia Nacional do Doador de Órgãos. A Live contará com a participação de diversos músicos sul-mato-grossenses.

A campanha deste ano chama atenção para um diálogo franco e aberto, entre o doador e a sua família, para que manifeste de forma clara e objetiva, a sua vontade à doação. A coordenadora estadual da Central de Transplantes da SES, Claire Miozzo, fala sobre a importância de manter essa conversa e que as pessoas entendam sobre a necessidade de se tornarem doadoras.

“As pessoas não conversam sobre isso, morrem e cabe a família fazer. Entrevistamos o familiar e damos o direito de a família fazer a doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família ela faz, pois atende ao último pedido”, afirma a coordenadora.

Corrida contra o tempo

O serviço de acolhimento é feito por pessoas treinadas, que passam por capacitações da Central de Transplantes, a fim de deixar a família sair da conversa sabendo tudo o que estará acontecendo. “Deve sair sem dúvidas em um processo transparente”, pontua Claire.

Uma vez, confirmada a morte do doador, inicia-se uma corrida contra o tempo que envolve dois clínicos diferentes para confirmar o óbito, constatações de compatibilidade e contato com a família para oferecer o direito à doação. A partir daí acontece a sorologia, retirada e implante.

Quando se trata de transplante, muitos dos órgãos precisam ser remetidos a outros locais para realização das cirurgias. O procedimento varia de acordo com a complexidade e da compatibilidade. As ações têm que acontecer de forma rápida. O transplante de um coração deve acontecer em até quatro horas. De fígado, em 12 horas. De pulmão deve ser realizado dentro de quatro horas e o de rim em até 24 horas. No caso das córneas podem ser transplantadas em até 14 dias.

Em Mato Grosso do Sul, 339 pacientes estão à espera de um transplante. Deste total, três aguardam por um coração, 177 por córnea e 159 precisam de rim. E mais 100 pessoas foram transplantadas desde janeiro a agosto deste ano. Foram realizados 17 transplantes de rins, 80 de córneas e três de coração no Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, conta com apoio da rede pública e privada para fazer os transplantes em Mato Grosso do Sul. Os hospitais de Campo Grande por exemplo, são responsáveis por diversos transplantes de órgãos. A Santa Casa realiza o transplante de coração, rim e córnea; o da Unimed, o transplante de rins, tecido músculo esquelético (osso); o da Cassems procede o transplante de coração; São Julião, de córneas, sendo o maior nesta especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As clínicas particulares da Capital e os municípios de Três Lagoas e Dourados também realizam transplantes de córneas.

A live pode ser acompanhada pela TVE Cultura – Canal 4.1 – Campo Grande; Canal 13.1 – Dourados; Canal 45.1 – Chapadão do Sul – TVE Cultura Canal 15 – NET; Parabólica Satélite Star One C 2 – 70W – Frequência 4.095 MHZ, Simbol Rate: 11.250 – Polarização Vertical – MUX: FERTEL HZZZ HD; Portal da Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br) ou pelo Facebook na página da TVE Cultura MS.

Rodson Lima, SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *