23 de abril de 2024 - 20:39

A professora Ana Aparecida Arguelho de Souza em destaque Na Cadeira do DJ. (foto: arquivo pessoal)

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (01/03) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 inicia a semana da mulher recebendo a professora Ana Aparecida Arguelho de Souza, Doutora em Literatura e professora aposentada do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Ana Aparecida Arguelho de Souza foi professora adjunta e pesquisadora da UEMS até o ano de 2015. Ela é Doutora em Letras – Literatura, pela UNESP/Assis – SP e membro da AFLAMS (Academia FEMININA de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul). A professora compõe o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade da UEMS além de atuar nos programas de Mestrado em Letras e em Educação na UEMS.

Entre os projetos de pesquisa, Ana Aparecida Arguelho de Souza estudou a relação entre literatura e sociedade e a organização do trabalho didático de educadores da escola nova. A professora também atuou no conselho consultivo da Revista Estação Literária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Revista Educação e Linguagem e da Revista de Estudos Literários da UEMS além da Revista Ágora da Faculdade Estácio de Sá.

Entre os livros publicados, Ana Aparecida Arguelho de Souza lançou “O mundo dos homens gregos e latinos: lendo os clássicos na escola” (2005) pela editora da UFMS, “O humanismo em Clarice Lispector: um estudo do ser social em A Hora da Estrela de Clarice Lispector” (2006) pela Musa Editora / São Paulo, “Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula” (2010) da Editora Autores Associados/ Campinas, “O trabalho didático em exame. (org.) 01. ed. Campo Grande” (2015) pela editora Life e “O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos. (org.) 1. ed. Campo Grande”: (2005) pela editora da UNIDERP.

A professora Ana Aparecida Arguelho de Souza ministrará o curso online “A prosa e o verso em debate” a partir de 4 de março. Segue abaixo uma breve descrição da ementa:

A prosa e o verso em debate

O curso é destinado a pessoas interessadas em conhecer, de modo mais sistemático, os gêneros literários em prosa e verso, por meio de um conjunto de textos da literatura, e textos teóricos, históricos, que lhes possibilite realizar um percurso empolgante, dentro do universo da Literatura.

O curso fará o encontro do participante com autores da literatura clássica grega/latina, medieval, moderna e contemporânea, por meio de textos selecionados a partir de sua qualidade literária. Conversaremos com Homero, Petrônio, Bocaccio, e outros autores clássicos, bem como com os modernos e contemporâneos que, pela sua grandeza literária, merecem ser estudados.

Para os que já dominam a grande literatura, será uma parada de flores, no longo caminho. Para os que estão iniciando, a oportunidade de entrar e se maravilhar com o rico universo da literatura. Serão cinco meses de puro encantamento pois a literatura é acima de qualquer coisa, encantamento. E mais, literatura é arte e “A arte existe porque a vida não basta” (Ferreira Gullar)

Os interessados podem se inscrever no site da Casa de Ensaio.

Foto em destaque: Arquivo pessoal.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.

One Comment on “Literatura em destaque com a professora Ana Aparecida Arguelho de Souza Na Cadeira do DJ”

1. Bom sempre ouvir Ana Arguelho. Erudição, trabalho, amor à literatura. Aliando sempre Literatura e Magistério coom paixão. Parabéns.