29 de março de 2024 - 06:18

Licenciatura Intercultural Indígena passa a compor grade de cursos da UFMS Aquidauana

O Conselho Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aprovou, na última semana, a institucionalização do curso Licenciatura Intercultural Indígena, desenvolvido no Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

O curso já vinha sendo ofertado pela ofertado pela Instituição por meio de programa governamental de ‘Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas’ (Prolind) e com a integralização das atividades pela última turma de alunos, prevista para o final deste segundo semestre de 2018, a institucionalização vai garantir que o curso continue sendo ofertado, seguindo as demais graduações regulares, com previsão de ingresso também no primeiro semestre de 2019.

Conforme a Universidade, estão previstas 25 vagas, em turno integral, com aulas presenciais nos períodos matutino e vespertino, em pedagogia de alternância entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade. A previsão é de que os graduados obtenham, nos oito semestres de atividades, a habilitação em Linguagens para o Ensino Fundamental e Médio.

O curso continuará a ser desenvolvido no Campus de Aquidauana, com a infraestrutura e os professores já contratados anteriormente por meio do programa e de convênios com estado e município. Deve manter também, como característica, o atendimento às populações indígenas, com previsão da exigência de comprovante de pertencimento à comunidade indígena.

Com informações de UFMS