plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 06:27

Liberação de “wolbitos” em 15 bairros visa enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya

Campo Grande (MS) – Começou nesta terça (26 de outubro) a terceira fase da liberação simbólica de wolbitos – mosquito Aedes aegypti com Wolbachia, em Campo Grande. Nesta fase, 15  bairros serão atendidos. O evento faz parte da Campanha de Enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya 2021.

Nesta terceira fase, mais de 130 mil pessoas serão atendidas pelo programa e espera-se que sejam liberados entre 11 a12 milhões de wolbitos entre fevereiro a março. As regiões atendidas serão do Bandeira e do Prosa e contempla os seguintes bairros: Carandá Bosque, Vila Carlota, Chácara Cachoeira, Dr. Albuquerque, Estrela Dalva, Jardim Paulista, Maria Aparecida Pedrossian, Noroeste, Rita Vieira, São Lourenço, Tiradentes, TV Morena, Universitários, Veraneio e Vilas Boas

O Método Wolbachia é resultado da descoberta do WMP de que o mosquito Aedes aegypti, quando contém a bactéria Wolbachia, tem sua capacidade reduzida na transmissão de doenças. Campo Grande foi escolhida por ser uma cidade de médio porte e vinha sofrendo com a alta incidência de Dengue e por isso foi escolhida no Centro-Oeste para mostrar que o projeto pode funcionar em diversos biomas do Brasil.

A Wolbachia é uma bactéria intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, ela impede que os vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito, contribuindo para redução destas doenças. Não há modificação genética nem no mosquito, nem na bactéria.

Confira a reportagem de Elza Recaldes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *