plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 06:24

Leandro Karnal encerra ciclo de palestras sobre o contemporâneo no Café Filosófico

Karnal leva visão de Zygmunt Bauman sobre segurança e efêmero para o centro do Café Filosófico deste domingo. (Foto: Divulgação)
Karnal leva visão de Zygmunt Bauman sobre segurança e efêmero para o centro do Café Filosófico deste domingo. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (9), o Café Filosófico recebe o historiador Leandro Karnal para finalizar a série “Grandes Intérpretes para questões do século XXI”. Na palestra, ele fala sobre o diálogo da segurança e do efêmero, presente nos estudos de Bauman.

O encontro reflete sobre o pensador e a releitura do mal estar da civilização de Freud. Entre os pensamentos dos autores, Karnal aborda o poder destruidor da guerra e o de um novo ethos dado pela internet. O programa vai ao ar às 20h, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.

Nascido na Pôlonia, Zygmunt Bauman utiliza-se do conceito de Modernidade Líquida em sua filosofia como forma de explicar os processos das relações sociais na atualidade. Em meio a tantos caminhos possíveis, a vontade da segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do individualismo que se exibe a todo instante em redes.

Como pensar o instantâneo que aspira ao total e à permanência do efêmero? Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre? É sobre isso que fala o historiador Leandro Karnal nesta edição do Café Filosófico, e afirma que a vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do nosso individualismo.

Sobre a série

A realidade parece ter se agigantado e proliferado por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos e estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudarem a observar os impasses contemporâneos a partir dos olhares de grandes intérpretes.

Produção do Instituto CPFL em parceria com a TV Cultura de São Paulo e retransmitido para emissoras parceiras em todo o país, o Café Filosófico pode ser acompanhado pela TVE Cultura, às 20h dos domingos, com reprise às 22h45 das segundas-feiras. O programa também é veiculado pelo Portal da Educativa –na aba Assista a TV do site e pela fan page na rede social Facebook.

(Com TV Cultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *