plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 19:14

Lagoa Misteriosa: azul cristalino escondido por microalgas volta a encantar visitantes

Com as atividades de mergulho e flutuação suspensas desde outubro, a Lagoa Misteriosa, atrativo localizado no municio de Jardim, abriu novamente as portas aos visitantes nesta semana. O azul cristalino, que havia sido substituído por um verde turvo devido à proliferação de microalgas, processo natural que ocorre todos os anos entre os meses de outubro a abril, voltou a aparecer em encantar os visitantes.

Segundo a direção do atrativo, com o início do Outono e a proximidade das baixas temperaturas as algas se decompõem, deixando as águas azuis novamente, permitindo que o atrativo retome todas as suas atividades.

A Lagoa Misteriosa foi a primeira lagoa brasileira a ter seu plano de manejo espeleológico aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas e o primeiro mergulho no local foi realizado em 1992. Ela é considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil e até hoje não se sabe ao certo a profundidade no local, o que originou o nome.

Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundida. Porém ainda não encontraram seu fundo. As águas azuis e profundas da lagoa ficam localizadas a 75 metros de profundidade, ao fundo de uma dolina (uma formação geográfica parecida com um buraco). Depois dos seis metros, a lagoa passa a ser considerada uma caverna freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo.

O passeio de mergulho com cilindro engloba as categorias: Batismo – indicado para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a atividade de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros; Mergulho Autônomo Básico, para quem possui certificação Open Water Scuba Diver (18 metros); Mergulho Avançado para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver (profundidade máxima atingida de 25 metros); e Mergulho Técnico para mergulhadores com o curso Cave Diver e Normoxic Trimix Diver, na qual a profundidade máxima atingida é de 60 metros.

Na atividade de flutuação, assim que o visitante coloca a máscara de snorkel, ele se depara com visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. A sensação que se tem ao realizar a flutuação na Lagoa Misteriosa, em águas tão transparentes sobre um abismo, é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Mergulhadores certificados podem realizar a atividade de mergulho nas categorias: autônomo avançado e Mergulho Técnico sob consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *