plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

“Jovem não é o futuro, e sim o presente”, diz subsecretário no Bom Dia Campo Grande

Ian Odara Araújo falou à Educativa 104.7 FM sobre projetos a serem apresentados na quinta-feira, dentro da Semana Estadual da Juventude
Subsecretário falou ao Bom Dia Campo Grande sobre ações da Semana Estadual da Juventude. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Subsecretário falou ao Bom Dia Campo Grande sobre ações da Semana Estadual da Juventude. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Acontece até 29 de setembro a 8ª Semana Estadual da Juventude, que prevê uma série de atividades focadas, por exemplo, na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho e na sua maior representatividade junto ao Poder Público. Para tratar do assunto, o Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (24) recebeu Ian Odara Araújo, subsecretário de Estado de Políticas para a Juventude, que falou na Educativa 104.7 FM sobre o evento e outras atividades da pasta, a qual assumiu há três meses.

As ações, destacou o subsecretário, são realizadas em parcerias com prefeituras de todo o Mato Grosso do Sul, em um esforço para descentralização das atividades do órgão. O auge das ações acontecerá nesta quinta-feira (26), quando um evento no auditório da Governadoria, em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho), Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) garantirá a estudantes deste último estágios como monitoria em cursos de qualificação.

No evento, destacou ele, também será anunciado o edital para convocação do Conselho Estadual da Juventude. “Ele foi criado há seis anos, mas ficou suspenso por algum tempo e, agora, montamos uma força-tarefa para sua retomada”, destacou o subsecretário. Com 22 assentos, o conselho terá vagas divididas igualmente entre entidades governamentais e da sociedade civil. “O delegado deverá ser preferencialmente jovem”, pontuou.

O edital deve ser publicado na sexta-feira (27), e mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9141 ou pelo e-mail juventude@segov.ms.gov.br. “É importante sublinhar que o jovem não é o futuro, e sim o presente”, reforçou.

Diálogos com a Juventude

O subsecretário antecipou à Educativa 104.7 FM detalhes do projeto Diálogos com a Juventude, que será lançado nesta quinta.

“Sempre ouço o governador Reinaldo Azambuja dizer que ‘quem ouve mais, erra menos’. Então, nossa ideia é sempre ouvir a população e, por isso, vamos ter o lançamento do Diálogos com a Juventude, no qual vamos abrir aos jovens para que nos digam o que de fato querem do Governo de Mato Grosso do Sul: o que pensam quanto a políticas públicas, sua maior necessidade e vontade”, pontuou Ian.

O programa terá duração de oito meses, nos quais serão percorridas todas as regiões do Estado. “No mês que vem estaremos na Costa Leste do Estado; em novembro participaremos do Festival América do Sul Pantanal, em Corumbá; e em dezembro estaremos na região Norte”, antecipou. O subsecretário salientou, ainda, que o Diálogos com a Juventude terá três eixos de trabalho: Ciência e Tecnologia, Empreendedorismo e Geração de Emprego e Renda.

“O secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) colocou que a Juventude, ao contrário de outros segmentos sociais, é muito ampla e, por isso, precisaríamos delimitar um pouco as ações. Definimos esses três eixos de desdobramento. Vamos lançar o programa até dezembro para trabalhar esses pontos”, disse Ian.

Odara destacou que Diálogos com a Juventude buscará ouvir os jovens de MS sobre o que esperam do poder público. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Odara destacou que Diálogos com a Juventude buscará ouvir os jovens de MS sobre o que esperam do poder público. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Em outubro, será firmada com a Fundação do Trabalho do Estado um programa de capacitação que abordará os dois problemas referentes à empregabilidade do jovem: a falta de qualificação e de vagas de trabalho. “Entendemos que falta mão de obra preparada e vagas que valorizem a capacitação. Vamos capacitar os jovens para os inserir no mercado para aproveitar o período de fim de ano, quando o comércio está contratando bastante”, destacou.

Ian também revelou conversas preliminares com a Secretaria de Estado de Educação para atender os jovens por meio da qualificação profissional, mas mediante o compromisso de que retomem e concluam os estudos, colaborando assim com a redução da evasão. “Se ele quer trabalhar não há problema. Vamos ajudar a encontrar um emprego de qualidade, mas com o compromisso de que ele vai terminar os estudos”.

Esse trabalho, segundo Ian, envolve ainda a conscientização de empresários quanto a importância de darem oportunidades a trabalhadores no início da vida laboral –a intenção é trazer à tona os efeitos de uma lei de 2011, que previa premiações àqueles que abriram vagas para jovens entre 18 e 29 anos. “Essa lei nunca foi aplicada. Queremos a implementar agora para o empresário se sentir motivado e contratar o jovem, dando o primeiro emprego”, pontuou. A ideia é incentivar os empregadores para, mesmo em um momento de crise, darem chances àqueles que ainda não têm experiência.

Os projetos da Subsecretaria da Juventude do Estado contemplam, ainda, o Estação Juventude, um ônibus que vai percorrer o interior do Estado para oferecer qualificação em locais de difícil acesso. Bodoquena, em novembro, em Santa Rita do Pardo, em dezembro, devem ser alguns dos municípios a serem visitados.

“A pessoa, entidade, instituição ou município que quiser receber o Estação Juventude deve levar a demanda à Subsecretaria da Juventude, que montará uma agenda”, complementou o subsecretário, ressaltando ainda parcerias com etidades como a Famasul e a Agraer (Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para levar a qualificação a assentamentos.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *