plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 18:24

Zacarias Mourão e Almir Sater são únicos de MS na bíblia da música caipira

O veterano José Hamilton Ribeiro é uma das maiores “lendas” do jornalismo brasileiro. O paulista, nascido em Santa Rosa de Viterbo, é repórter dos mais premiados, com matérias históricas para o “Globo Rural”, da Rede Globo, e chegou a cobrir a Guerra do Vietnã. São mais de 50 anos prestados ao jornalismo brasileiro. José Hamilton também já escreveu vários livros: “O Gosto da Guerra”, “Jornalistas 37/97”, “Pantanal”, “Amor Baguá” e “Realidade Re-Vista”.

No final de 2015, o jornalista relançou o que é considerada a “Bíblia” da música caipira do Brasil. A obra “Música Caipira – As 270 Maiores Modas”, agora, ampliada com capítulos e dois DVDs –um documentário sobre o gênero e um musical. O livro foi relançado pela Editora Realejo, com 440 páginas. O autor faz um listão com as 150 modas mais importantes e cita outras 170 músicas em categorias específicas, tipo, os 10 melhores pagodes, os maiores dramalhões, as mais engraçadas…

Os únicos artistas sul-mato-grossenses que aparecem no livro são Zacarias Mourão e Almir Sater. A presença do violeiro campo-grandense é acanhada nas listas eleitas por José Hamilton: “Comitiva Esperança” (Almir Sater/Paulo Simões) é apontada como a música 132 das 150 mais importantes do gênero e “Tocando em Frente” (Almir Sater/Renato Teixeira) como a número 17 das 150 escolhidas de todos os tempos. As duas canções são as únicas da discografia de Almir que figuram no livro. O compositor coxinense Zacarias Mourão é citado também duas vezes na obra. “Juriti Mineira” é a sétima entre as 10 mais sobre bichos e “Pé de Cedro” a sétima das 10 mais sobre plantas. Ambas em parceria com Goiás.

Texto: Rodrigo Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *