Projeto busca valorizar e reconhecer o trabalho do servidor público estadual de MS. Questionário segue aberto até meia-noite.
Encerrando a semana, o Jornal do Rádio com Anderson Barão e Lívia Machado trouxe as principais informações desta sexta (30) e pautas que interessam ao ouvinte. A gerente do projeto “Gestão por Competência” do Governo do Estado, Ana Verbisck, falou ao vivo sobre os objetivos do projeto e destacou que hoje encerra o prazo para que os servidores respondam ao questionário.
O inédito programa é uma proposta do Governo do Estado de romper com as velhas práticas de gerenciamento dos recursos humanos, que se limitavam aos processos documentais e burocráticos, em favor um olhar de mais cuidado ao servidor. O projeto visa possibilitar o desenvolvimento e valorização da carreira dos servidores públicos.
“Entendendo o processo e as ferramentas que cada um necessita, podemos melhorar as condições e reconhecer o trabalho de cada servidor”, disse Ana. No próximo ano, explicou a gerente, será dado início à metodologia do projeto, com o planejamento da atuação do servidor nos próximos meses, acompanhamento da execução do que foi planejado e posterior avaliação.
Nesse sentido, defende Ana, o questionário é fundamental. “Sem essas respostas não conseguimos compreender o que cada um faz. O Governo quer implantar uma política de desenvolvimento e promoção dentro das carreiras. Quanto mais servidores responderem, melhor reconheceremos a realidade”, explicou.
Os questionários buscam compreender os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o bom andamento dos trabalhos de cada servidor. É possível responder até a meia-noite de hoje (30). Não é possível identificar quem respondeu a cada questionário.
Em 2015, O “Gestão por Competência” foi implantado como projeto piloto no Imasul. A nível estadual, começou em maio deste ano. Buscando mobilizar o servidor e que estes respondam aos questionários de forma mais verossímil possível, a equipe já promoveu mais de 150 palestras, alcançando cinco mil servidores.
O acesso ao questionário ocorre por meio do www.gestaoporcompetencia.ms.gov.br. Vídeos informativos e um tutorial também estão disponíveis na página.
Conduta nas eleições
O procurador geral de justiça, Paulo Cesar Passos, pontuou em entrevista a Lívia Machado e Anderson Barão o bom exercício do voto e condutas vedadas durante as eleições do próximo domingo. “Deve-se evitar beber em lugares públicos durante todo o domingo, formar aglomerações para pedir voto ou o fazer próximo de uma seção eleitoral”, explicou Passos, indicando que tais condutas são crimes eleitorais. “A pessoa será presa em flagrante, responderá a investigação e poderá ficar recolhido. Se candidato, poderá perder ou registro ou ser cassado caso eleito”, disse o procurador.
Tanto a Justiça Eleitoral como a rede do Ministério Público (Ministério Público Estadual nos municípios através dos promotores, Ministério Público Eleitoral por meio do procurador regional eleitoral) estão atentos e atuarão com rigor em prol de eleições limpas.
É momento, defende Paulo Cesar Passos, de exercer um voto consciente, de maneira livre e sem pressões, considerando o melhor para a comunidade. “Data bastante importante, festa da democracia. O eleitor precisa ter consciência de que o voto define o destino da cidade. Voto vendido futuro perdido. Qualquer eleição mal feita quem paga são os cidadãos”, finaliza o representante do MP.
Thiago Frison