25 de abril de 2024 - 06:56

Jornal do Rádio: “Caos político também é culpa do eleitor, que elege, mas não cobra”, diz cientista

Com o cenário político cada vez mais incerto em Campo Grande, onde os poderes Legislativo e Executivo travam uma batalha em detrimento aos interesses da população, a instabilidade política foi assunto do Jornal do Rádio e do Jornal da TVE nesta terça-feira.

eron-02
Eron Brum

Em entrevista às emissoras do Estado, o professor e cientista político, Eron Brum, explicou o que acontece quando há conflitos distanciamento entre os poderes. “A política só tem dois segmentos, os representantes e os representados. Nós somos a grande maioria e participamos muito pouco, pois atribuímos aos políticos a culpa de tudo quando na realidade nossa participação também é mínima”, afirmou.

O professor destaca que a população tem muita força. “Somos a massa eleitoral e os outros são a classe política e são minoria, nós é quem os colocamos lá por meio de eleição e deixamos eles muito livres para fazer o que bem entenderem, então a primeira falha é nossa”, analisou o cientista.

Eron Brum ressaltou que as leis são feitas por pessoas comuns que são eleitas para representar a população e que uma vez empossamos precisam realmente fazer o trabalho e são muito poucos que exercem de verdade. “Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e umas das mais efetivas que provocou uma revolução no judiciário, é de autoria de um brasilense que é a lei da ficha limpa, então nós temos este poder e não utilizamos pois elegemos e não cobramos não participamos, é por isso que nossa cidade está abandonada ninguém faz nada e a população se revolta mais também precisa acordar”, analisou o professor.

O cientista disse ainda que o sistema político é arcaico e corrupto e precisa ser renovado. “Nós somos o terceiro estado em cassação de prefeitos e vereadores, perdemos somente para o estado de São Paulo e o segundo que é Minas Gerais, então tivemos cidade pequenas como Ribas do Rio Pardo e Naviraí onde foram cassados quase todos os vereadores, tivemos cassação de prefeitos de cidade pequenas como: Aquidauana, Bela Vista, Jardim, e em grandes cidades como a Capital, então a partir de alguns anos nossa justiça está mais atuante e estão fazendo a parte deles, já os poderes legislativo e o executivo não, parece que eles ainda não acordaram”, relatou o doutor Eron.

Fotos: Rogério de Medeiros – RTVE

Colaborador: Willian Leite (estagiário de Jornalismo)