20 de abril de 2024 - 03:42

Jornal do Rádio: Caravana da Saúde tira 4 mil da “fila da vergonha”

P1090248
Sergio Luiz Gonçalves,, assessor técnico de ações de regionalização da Caravana da Saúde

Quatro mil pessoas já tiveram atendimento por meio da Caravana da Saúde, programa criado pelo governador Reinaldo Azambuja para acabar com a “fila da vergonha”, em que a população, principalmente das cidades sem rede hospitalar pública, estava sendo submetida a uma espera de até dois anos por uma consulta ou procedimento cirúrgico.

Em entrevista ao Jornal do Rádio, da 104 FM, e Jornal da TVE, o assessor técnico de ações de regionalização da Caravana da Saúde, Sergio Luiz Gonçalves, disse que nas cinco microrregiões onde houve o mutirão as ações “não apenas resgataram a dívida social, já que a saúde é direito que deve ser assegurado pelo Estado, como também devolveram a milhares de pessoas a dignidade, a autoestima e a perspectiva de qualidade de vida”.

“O Governo do Estado tem realizado sonhos de pessoas que estavam há anos em filas de espera. Nossa meta é alcançar as oito microrregiões de Mato Grosso do Sul, levando atendimento e fortalecendo as redes de atenção à saúde”, disse Sergio. O atendimento médico no sistema público de saúde estava represado há anos e se não houvesse um programa capaz de acelerar as ações muitos procedimentos demorariam até nove anos, segundo projeção do governo.

A Caravana da Saúde já atendeu as microrregiões de Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina. Além do atendimento médico, que vai da consulta a encaminhamentos e cirurgias, principalmente nas especialidades de ortopedia e oftalmologia, a população é atendida por serviços públicos, como emissão de carteiras de identidade, Justiça Itinerante, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

A política do governo é humanizar o atendimento e a saúde, segundo o assessor técnico de regionalização. “É prioridade absoluta. A orientação do governador Reinaldo Azambuja é humanizar e regionalizar os serviços de saúde”.

No último fim de semana, em Nova Andradina, o atendimento se estendeu até às 21h segundo o assessor de regionalização da Caravana da Saúde. “O último paciente da fila foi atendido às nove da noite”, contou.

Próximas ações

Nos dias 3 e 4 de outubro os médicos e profissionais que integram a Caravana da Saúde vão atender a população de Corumbá e Ladário.

(Foto: Rogério Medeiros)
Colaboração: Willian Pereira Leite (estagiário Jornalismo)