17 de abril de 2024 - 23:00

JEB’s 2022: Dupla feminina de MS começa com vitória no vôlei de praia; confira o resumo do primeiro dia

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022 começaram nesta quarta-feira (2), no Rio de Janeiro (RJ), e os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul já entraram em ação, no futsal e vôlei de praia. Na modalidade de areia, Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, que chegaram à final no ano passado, iniciaram a competição estudantil com vitória. A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

A chuva fina ininterrupta e o vento frio que tomaram conta da Cidade Maravilhosa, no feriado de Finados, não desanimaram as campo-grandenses Ana Beatriz e Beatriz. As meninas, que vestem o uniforme da Escola Sesi, venceram as mineiras do Colégio Educare Betim, por 2 sets a 0 (21×14 e 21×16), em arena montada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Também no vôlei de praia, Felipe Costa e João Victor Maciel (Escola Sesi) foram derrotados, por 2 sets a 0 (21×8 e 21×8), para a dupla sergipana do Instituto Dom Fernando Gomes, mas ainda têm chances de classificação.

Levando o nome da Escola Municipal Indígena Adriano Pires, localizada na Aldeia Pirajuí, em Paranhos, as meninas do futsal feminino empataram em 2 a 2 contra a Escola Municipal Dr. Mário Vello Silvares, do Espírito Santo. Os gols da equipe de Mato Grosso do Sul foram marcados por Maikely Duarte e Julieta Montiel.

O primeiro dia de JEB’s também foi reservado ao treinamento oficial de pódio e escalonado da ginástica artística. Oportunidade para os ginastas sul-mato-grossenses Brian Colombelli, André Ribeiro, Ana Luiza Reis, Maria Eduarda Haddad e Julia Campos aliviarem o “frio na barriga” e entrarem no clima da competição. As provas da modalidade ocorrerão no Velódromo do Parque Olímpico.

Devido a bloqueios antidemocráticos nas rodovias brasileiras e ao cancelamento de vários voos com destino à capital fluminense, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que organiza o evento, adiou a programação de todas modalidades individuais deste bloco (judô, karatê, taekwondo e xadrez) e algumas disputas das coletivas (basquetebol, futsal e vôlei de praia) previstas para esta quarta-feira (2). No entanto, a partir desta quinta-feira (3) a competição será normalizada e todos os estudantes-atletas entrarão em ação.

Os JEB’s

O evento, voltado a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, segue até 15 de novembro, e ainda terá na programação mais oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e wrestling (luta olímpica). A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o breakdance.

Somando-se todas as etapas da competição, a delegação de Mato Grosso do Sul conta com 257 pessoas, sendo 202 atletas, 35 técnicos, nove auxiliares técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas. Os demais blocos são: 5 de novembro (tênis de mesa); 8 de novembro (ciclismo, natação, atletismo, atletismo adaptado, badminton, handebol, voleibol) e 9 de novembro (wrestling e ginástica rítmica).

O principal palco de disputas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A Universidade da Força Aérea (Unifa) e o Complexo Esportivo de Deodoro também receberão a garotada. Todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022 serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da CBDE no YouTube (clique aqui para acessar).

Lucas Castro, Fundesporte
Fotos: Glauber Filho/Fundesporte