28 de março de 2024 - 07:09

Jardim será sede de Simpósio de Geotecnologias no Pantanal

A cidade de Jardim foi escolhida para sediar o a sétima edição do Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal). O evento está previsto para os dias 20 a 24 de outubro e vai reunir pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com geotecnologias no Brasil e em outros países.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre geotecnologias no estudo de áreas úmidas, como Pantanal, incluindo-se a região do entorno situada na Bolívia e Paraguai, contida na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai, por meio de cursos, apresentação de palestras especiais e trabalhos técnicos. O simpósio também objetiva estabelecer contatos nacionais e internacionais para fomento de projetos de pesquisa e/ou cooperação interinstitucional e internacional; produzir material científico por meio do Anais do evento e divulgar a produção científica da região via publicação dos melhores trabalhos em periódico qualificado em estrato superior no Qualis Capes.

A submissão de trabalhos para aplicação no bioma ou áreas úmidas semelhantes pode ser feita até 1° de julho, pela internet. Os temas abrangem agropecuária e agricultura de precisão, análise de paisagem, avaliações de impacto e gestão ambiental, geoprocessamento, monitoramento de fauna, sustentabilidade e turismo, entre outros.
As inscrições podem ser feitas com desconto até 20 de setembro. Os cursos serão realizados no IFMS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Jardim e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos dias 20 e 21 de outubro. As sessões de abertura, encerramento e programação técnica serão realizadas no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro no período de 21 a 24 de outubro.
O 7º GeoPantanal é organizado, em parceria, pela Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).