19 de abril de 2024 - 13:19

Jair Damasceno leva experiência da dramaturgia para novos artistas na Semana Pra Dança

Artista que se enveredou na dança, no teatro e na música sempre com o mesmo empenho, Jair Damasceno passou para 20 alunos da Oficina de Dramaturgia e Expressividade, que integra a programação da Semana Pra Dança 2016, um pouco de sua experiência nos palcos e como uma arte completa a outra. A aula ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), na Sala Conceição Ferreira do Centro Cultural José Octávio Guizzo

Em um bate papo com os artistas presentes na oficina, Damasceno apresentou elementos de ligação entre as diversas faces das artes cênicas e como os elementos da dramaturgia foram explorados nas mais diversas montagens a partir do complexo jogo do processo criativo.

O debate e a aula prática sobre a dramaturgia envolveu objetivos artísticos; criação coreográfica e preparação do elenco. Segundo Jair Damasceno, a arte começa antes da arte. É na preparação de todos os elementos do espetáculo que reside seu sucesso, explica o professor.

Jair é diretor, ator, dramaturgo e compositor coreográfico. Trabalha com processos criativos em artes cênicas e música e desenvolve pesquisas na área de tecnologia teatral, incluídos no “Laboratório de Criação e Expressão Cênicas”. Desde 2009 faz a Preparação Teatral, Direção de Movimento e Dramaturgia dos espetáculos do Grupo Funk-se.

Sua experiência tambémworkshop-dramaturgia-e-expressividade-ccjog-semana-pra-dança-4248-300x200 é reconhecida pelas diversas oficinas de atores já realizadas, em que trabalhou a desconstrução e re-construção do ator; introdução às técnicas de construção de personagem e interpretação, além de aplicação das novas ferramentas ao texto teatral.

A 10ª edição da Semana Pra Dança continua até o dia 22 de agosto com workshops, debates e espetáculos de dança com entrada franca. A realização é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria da Câmara Setorial de Dança de Campo Grande.

A intenção é apresentar à comunidade um recorte do que é produzido no Estado, com espetáculos e coreografias das diversas linguagens da dança, além de oficinas, exibição de vídeos, debates e rodas de conversas. Além das apresentações regionais, haverá também convidados nacionais fortalecendo o intercâmbio entre os artistas.

Fotos: Daniel Reino