plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 10:30

Ioga favorece a qualidade de vida; conheça benefícios

Crédito: GlobalStockIoga favorece a qualidade de vida; conheça benefícios

ioga é tão popular no Ocidente que já temos até mesmo exercícios faciais inspirados nesta técnica milenar. Além disso, você sabia que esse tipo de prática é perfeito para elevar nossa qualidade de vida?

“Na ioga, o conceito de qualidade de vida vai além dos exercícios e das posturas realizadas nessa modalidade”, explica Marcos Rojo, professor de educação física formado pela USP (Universidade de São Paulo). “Tudo está relacionado à nossa maneira de viver”, diz Rojo, que é especializado em ioga.

Para abordar o termo “qualidade de vida”, ele se baseia no pensamento indiano –especialmente o pensamento antigo, de onde a ioga é originária. “Enquanto no Ocidente estamos presos às ideias do ‘quanto’ e do ‘o quê’, o oriental está muito mais envolvido com o ‘como’.” O professor cita como exemplo uma conversa com um educador físico. “As orientações provavelmente se referirão a ‘quais e quantos exercícios’ deveremos fazer, e raramente se levará em consideração o ‘como’ fazer.”

Segundo ele, ioga é a filosofia do “como”. “A diferença entre deitar e relaxar está no ‘como’ você se deita, assim como a diferença entre sentar e meditar, que está no ‘como’ você se senta. A diferença entre ioga e ginástica está no ‘como’ você faz o exercício.”

A ioga, para Rojo, é o treino de atitudes por meio do trabalho com o corpo. “Ioga vê o corpo como uma estratégia para a aquisição de experiências importantes no caminho da meditação”, afirma. “Por meio de seus exercícios, treinamos a auto-observação, a estabilidade, o conforto, o relaxamento do esforço, a não violência, a verdade etc.”

Crédito: PeopleImages/iStockIoga favorece a qualidade de vida; conheça benefícios

Assim, para termos qualidade de vida segundo essa filosofia, não importa “o que” você faz, nem mesmo o “quanto” você faz, mas o “como” você faz. “Uma pessoa pode trabalhar muito, mas, se está motivada e se envolve com o seu trabalho, estará livre do estresse. O ‘como’ levamos a vida e o ‘como’ encaramos nossos problemas é a grande chave para a qualidade de vida”, acredita.

Ele conclui: “Se, para muitos ocidentais, qualidade de vida está relacionada a ‘fazer o que gosta’, o conceito de vida com qualidade está relacionado com o ‘gostar do que faz’.”

PICs no SUS

A ioga é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita.

O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares, disponíveis no SUS desde 2006. Veja abaixo outros tratamentos assegurados pelo sistema público:

·         Apiterapia

·         Aromaterapia

·         Arteterapia

·         Ayurveda

·         Biodança

·         Bioenergética

·         Constelação familiar

·         Cromoterapia

·         Dança circular

·         Geoterapia

·         Hipnoterapia

·         Homeopatia

·         Imposição de mãos

·         Medicina antroposófica / antroposofia aplicada à saúde

·         Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura

·         Meditação

·         Musicoterapia

·         Naturopatia

·         Osteopatia

·         Ozonioterapia

·         Plantas medicinais – fitoterapia

·         Quiropraxia

·         Reflexoterapia

·         Reiki

·         Shantala

·         Terapia Comunitária Integrativa

·         Terapia de florais

·         Termalismo social / crenoterapia

FONTE: Cepe-USP e Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *