25 de abril de 2024 - 04:44

Investimentos em infraestrutura dão cara nova a Capital do Turismo de MS

Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, é conhecida mundialmente por suas belezas naturais. Na última década o município liderou como o melhor destino de ecoturismo do mundo e em 2017 apareceu em segundo nas lista de preferências dos sul-americanos, segundo o site TripAdvisor. O potencial turístico, não apenas da cidade, como da região da Serra da Bodoquena, também é reconhecido pelos poderes, tanto Estadual, quanto municipal, que investem na infraestrutura, desde as rodovias até os atrativos.

Recapeamento da MS-178 será feito até o cruzamento com a rua General Osório)

O recapeamento da MS-178, que liga o centro da cidade ao Balneário Municipal e ao Aeroporto Regional, além de ser a principal porta de entrada do município é um exemplo desses investimentos. O projeto, orçado em R$ 9,5 milhões, prevê o recapeamento de 14,160 km, a instalação do sistema de iluminação pública e implantação de ciclovia. As obras tiveram início em abril e seguem em ritmo acelerado.

Outra obra em fase de conclusão é a pavimentação e drenagem em aproximadamente um 1 km da Vila Marambaia, bairro mais populoso do município de Bonito. Conforme a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), as obras de asfalto e drenagem receberam, inicialmente, investimentos de R$ 553.355,44 e contemplam trechos da Rua Otávio Sanches, Rua das Turmalinas, Rua dos topázios, Rua das esmeraldas, Rua dos grafites e Rua dos mármores.

O centro da cidade, por sua vez, foi contemplado com serviços de tapa-buraco, recapeamento e sinalização. Os trabalhos são resultado de investimentos do governo do Estado, no valor de R$ 2.036.576,62 e incluíram a pavimentação das ruas General Osório, Nelson Felício, 15 de Novembro, Filinto Muller, 29 de Maio, Santana do Paraíso, Monte Castelo, Nossa Senhora da Penha, Nova Jerusalém, das Flores e Luiz da Costa Leite, abrangendo diversos bairros da cidade.

Obras na Vila Marambaia estão em fase de conclusão (Foto: Jabuty)

As obras continuam nesta região, desta vez coordenadas pela Prefeitura de Bonito. Nas próximas semanas serão asfaltados trechos das ruas Olívio Flores e Monte Castelo, totalizando seis quadras. A licitação foi realizada na semana passada e teve como vencedora a empresa Rainha Construtora Ltda Me. As obras serão financiadas pela Caixa Econômica Federal, ao custo de R$ 548.879,92 (quinhentos e quarenta e oito mil oitocentos e setenta e nove reais e noventa e dois centavos).

O Balneário Municipal de Bonito também está fechado para reforma. Em fevereiro, chuvas torrenciais danificaram vários pontos do atrativo, desde escadarias, passarelas, decks até assoreamento em parte da prainha. Até agora já foram realizadas a reforma da ponte que dá acesso ao local, a remoção e substituição de areia, dragagem, transporte de pedras, podas de árvores, plantio de grama, reconstrução de decks de madeira, das quadras de vôlei, a revitalização das trilhas (com a colocação de areia nova e postes e cordas de isolamento também novas), bem como a reconstrução e reforço dos degraus e calçadas de pedra às margens do Rio Formoso. Os trabalhos compreendem ainda a reforma completa dos sanitários, com a captação e destinação correta dos efluentes (dejetos), bem como a instalação de novas lixeiras e a reforma das lojas e lanchonetes.

A Praça da Liberdade vai ganhar uma nova iluminação, com direito a efeitos especiais. O Monumento das Piraputangas receberá uma iluminação futurística, enquanto os espaços de circulação receberão iluminação ornamental diferenciada e os canteiros, luzes embutidas. Serão investidos R$ 338.987,84 em uma área total de 800 metros², divididos entre a Praça e o Centro de Múltiplo Uso (CMU), que receberá iluminação ornamental na pista de caminhada, com postes metálicos e luminárias de led’s e o campo de futebol receberá postes metálicos e refletores.

Dois grandes projetos de pavimentação também estão em execução no município. Um trecho de 17,4 km que ainda restavam para a conclusão da estrada do Curê (MS-178), ligando Bonito à BR-267 (rodovia que interliga Jardim a Porto Murtinho) e a MS-382, que dá acesso a Gruta do Lago Azul, cartão postal do município. Somados, os recursos ultrapassam R$ 40 milhões.