24 de abril de 2024 - 20:10

Interprograma da Educativa “Você Sabia?” vai colocar ouvinte da 104.7 por dentro da produção musical de MS

(Arte: Josemir Bispo)

Compreender as influências musicais do compositor de Mato Grosso do Sul, seu estilo, arranjo e produção. Esse é o eixo da série “Você Sabia”, interprograma em formato de quadro radiofônico com recortes da produção musical regional, produzido especialmente para a nova grade de programação da Educativa FM 104.7, a rádio pública de MS. O interprograma está sendo preparado pelos produtores e apresentadores do programa  “Na Cadeira do DJ”, Celito Espindola, Gilson Espindola e Daniel Rockenbach, devendo ser estreado pela emissora nos próximos dias.

Com foco no jornalismo de utilidade pública, cultura e educação, o diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), Ico Victório, e o novo diretor da rádio Educativa, Joel Silva, reposicionaram a programação e o perfil de comunicação da emissora no contexto de radiodifusão local (FMs) e global (Internet). “Em boa hora a emissora retoma sua tradição (cuja transmissão remonta à década de 1995) e passa a ocupar seu devido lugar, oferecendo aos ouvintes boa música, opinião e produção de conteúdo de qualidade”.

De acordo com o diretor da Educativa FM 104.7, a série “Você Sabia?” vai dar contorno ao novo perfil de programação da emissora, oferecendo ao ouvinte análises da produção musical do Estado, informações sobre os autores, intérpretes e instrumentistas. O interprograma vai ao ar diariamente durante a programação.

“Antes de rolar a canção do autor ou artista que o nosso ouvinte curte o locutor/âncora da 104.7 que estiver no ar no momento, solta o spot que traz análise e comentários sobre a música, o que inspirou sua composição. Assim,  quem ouvir a Educativa FM poderá curtir ótimas estórias. Com narrativa fluida e formato radiofônico leve a série nos conta tudo”, destaca o diretor da emissora, Joel Silva, lembrando que a música de Mato Grosso do Sul trouxe e ainda proporciona uma grande contribuição à cultura sul-mato-grossense e a série Você Sabia? “está afinada com tais ideias e com o novo perfil de programação da emissora”.

• Você sabia que a canção “Cunhataiporã”, de Geraldo Espíndola, que pergunta “onde você quer ir, meu bem?”, ao mesmo tempo em que aponta os destinos e possiveis meios (Ponta Porã, Corumbá, trem, barco, rio Paraguai), conclui nostalgicamente “cantando as canções que não se ouvem mais”? E que a guarânia “Sonhos Guaranis” de Paulo Simões e Almir Sater, que aborda o triste episódio da Guerra da Tríplice Aliança no século XIX, apontou para a integração latino‐americana na “fronteira onde o Brasil foi Paraguai”?, como relata Evandro Higa, professor no curso de música da UFMS em dissertação sobre publicação de Álvaro Neder (que trabalhou na Educativa FM 104) sobre a música regional de MS.